Feira de Santana

Novo diretor do Fórum relata situação do Poder Judiciário em Feira de Santana

A Justiça em Feira de Santana tem 25 varas e só 18 delas estão com juízes titulares, devido à redução de sete magistrados, que foram para Salvador.

Novo diretor do Fórum relata situação do Poder Judiciário em Feira de Santana Novo diretor do Fórum relata situação do Poder Judiciário em Feira de Santana Novo diretor do Fórum relata situação do Poder Judiciário em Feira de Santana Novo diretor do Fórum relata situação do Poder Judiciário em Feira de Santana

Daniela Cardoso e Ney Silva

O Poder Judiciário em Feira de Santana ainda não conseguiu funcionar plenamente esse ano. Mas o juiz Vicente Reis Santana Filho, titular da 3ª Vara Crime e que há pouco mais de um mês assumiu a direção do Fórum Desembargador Filinto Bastos, acredita que até o final deste ano a tendência é melhorar. A Justiça em Feira de Santana tem 25 varas e só 18 delas estão com juízes titulares, devido à redução de sete magistrados, que foram para Salvador.

Vicente Reis Santana Filho explica que juízes designados da capital baiana têm ajudado nos trabalhos em Feira de Santana, mas ele ressalta a importância de juízes titulares para acompanhar os processos e dar continuidade aos trabalhos da Vara.

“Existem juízes designados de Salvador que têm vindo colaborar e também juízes de outras varas que estão ajudando. Por exemplo, eu sou da 1ª Vara Crime e ajudo na 2ª Vara Crime. Mas é necessário que tenha juízes titulares, pois eles imprimem ritmo e acompanham melhor os processos”, afirmou.

O juiz Vicente Reis informou que as varas que estão sem juízes titulares são: 1ª Vara Cível, 4ª Vara Cível, 2ª Vara Crime, 3ª Vara de Família, Vara do Júri, Vara de Tóxicos, Vara da Infância e Juventude.

“Entretanto é bom dizer que a Vara do júri e a Vara de Tóxicos estão com dois colegas de outras cidades que vêm desempenhando há um bom tempo esse trabalho, na qualidade de juízes designados. Mas essas varas também devem ser supridas por juízes titulares em breve”, disse.

Além da falta de juízes titulares, o juiz Vicente Reis Santana Filho disse que também existe a falta de servidores. “Existe essa carência. Nós, por exemplo, temos uma equipe de quatro pessoas e acho que caberia mais. O que os juízes em geral têm feito é se valer de estagiários para impulsionar as varas”, informou.