A Academia Metropolitana de Letras e Artes de Feira de Santana (Amla), realizou no dia 12 de agosto de 2025, sua eleição para a nova diretoria executiva, que comandará a instituição no biênio 2025/2027. O pleito, que também elegeu novos membros imortais e premiou personalidades e instituições educacionais e culturais, reforça o compromisso da Amla com a promoção da cultura e da literatura na região.
A professora Cláudia Gomes foi eleita a nova presidente da academia, com o poeta e psicólogo Maroel Bispo assumindo a vice-presidência. A diretoria executiva eleita é composta por um time de nomes que já atuam na cena cultural da cidade, como Luciano dos Anjos (primeiro secretário), Antônio Cazumbá (segundo secretário), Geovânia de Jesus (primeira tesoureira) e Aretuza Santos (segunda tesoureira). O Conselho Fiscal será formado por Gilmara Belmon, Celiah Zaiin e Analu Fernandes.
Além da diretoria, a Amla elegeu novos membros efetivos, honorários e correspondentes, expandindo sua rede de atuação e reconhecimento. Entre os novos Membros Efetivos estão os professores Daniel Ricardo Santos Pinto e Juciane dos Reis Santana, de Feira de Santana, e Renivaldo de Jesus Cordeiro, de Amélia Rodrigues. A lista de novos Membros Honorários inclui Maria Betânia Knoetd Andrade, Adauto Borges de Barros, Matheus Cardoso Oliveira e o Professor Roque Gonçalves; Membro Coorespondente: Poeta e escritor Romário Filho, de Salvador.
A Amla também reafirma seu alcance internacional ao eleger novos Membros Correspondentes, com destaques para o Prof. Dr. Ramanujam Sooriamoorthy, das Ilhas Maurício, e as professoras doutoras Cécile Dolisane Ebosse, da República de Camarões, e Marie-Rose Abomo Mvondo-Maurin, da República de Camarões, além do Prof. Dr. Horia Badescu, da França.
Esta eleição também foi um momento de reconhecimento a importantes nomes e instituições que contribuem para a cultura local. A Medalha do Mérito Cultural Professora Lélia Fernandes, um dos mais importantes prêmios da academia, teve aprovada a concessão a personalidades como a Prof. Drª Ady Sá Teles Santana e a Prof. Me. Adriana de Cássia Brito Bastos, ambas de Feira de Santana, além do Professor Mário Oliveira Barbosa, de Amélia Rodrigues, e o Pastor Antônio Reis dos Santos Sobrinho. Entre as instituições premiadas estão a Creche Frutos da Terra, o Grupo Renascer e o Pé de Arte, Cultura e Educação (Pace).
Em um tributo especial, o Prêmio Carolina Maria de Jesus, que honra as vozes femininas e a luta por inclusão, foi aprovada a concessão para a Prof. Lúcia Falcão Lessa, Profª Me. Delma Pereira, Profª Drª Renailda Ferreira Cazumbá e Vilma Souza Costa.
“Acreditamos na força da Cultura e da Literatura para a transformação da sociedade e nesse sentido, a Amla nesses 4 anos da nossa gestão buscou dar a sua contribuição, com projetos como o “Academia Vai à Escola” e “Chá Literário”, alcançando diversas escolas públicas de Feira de Santana, São Gonçalo dos Campos e Amélia Rodrigues. Com certeza a Profª Drª Cláudia Gomes, agora eleita presidente, fomentará mais ainda as atividades culturais, literárias e artísticas em Feira de Santana e região”, afirmou Maroel Bispo, presidente da Amla.
A Solenidade de Posse da nova diretoria executiva e dos Membros Imortais e a cerimônia de entrega das Comendas aos agraciados será realizada no dia 4 de novembro de 2025, às 19:00 horas, no Auditório do Teatro Margarida Ribeiro, em Feira de Santana.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.