O evento Natal Luz aconteceu nesta quinta-feira (22), na área externa do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana. O objetivo desta celebração foi levar reflexão, fé, empatia e esperança para os funcionários e pacientes da instituição.
O médico do HGCA, Carlos Figueiredo, relatou ao Acorda Cidade que o Natal é um momento importante para a instituição.
“Este é um evento que o Hospital Geral Clériston Andrade já realiza há um tempo desde a gestão de Dr. Pitangueira. Ele começou esses momentos de reflexão, comemoração, nos quais podemos parar para refletir, confraternizar enquanto equipe, enquanto instituição e não apenas em nossa vida pessoal. Ele faz questão com que ocorra e o Natal por ser uma data tão importante para nós, além da representatividade religiosa muito grande, é uma data que se aproxima do final do ano e vem aquele sentimento de reflexão a respeito do ano que se passou. Nesse momento os profissionais param para refletir, para repensar, reconstruir e redesenhar um ano novo cheio de esperanças, levando sempre o sentimento de empatia, atendimento humanizado e acolhimento. Sentimentos que os usuários da nossa instituição precisam… de serem bem recebidos e acolhidos”, ressaltou.
Carlos Figueiredo destacou que essa época ajuda as pessoas a pensarem de forma mais humanizada e a reverem falhas com a finalidade de desenhar um ano melhor, tanto para os servidores quanto para os usuários que necessitam da instituição.
“Neste ano o Natal Luz está sendo feito a céu aberto, para evitar aglomeração, tivemos a participação do nosso coral, composto pelos profissionais do próprio Hospital, a realização de um Culto Ecumênico com vários líderes religiosos e logo mais teremos um almoço festivo aberto a todos os funcionários que dedicam os dias de sua vida a servirem a nossa instituição e às pessoas que necessitam do HGCA”. O hospital conta com mais de 2 mil funcionários de forma direta e indireta.
Conforme a diretora de enfermagem que há 12 anos trabalha no HGCA, Gislane Santos Cerqueira, o coral Mensageiros da Paz, do qual faz parte, possui a missão de levar fé e esperança aos funcionários, pacientes e familiares.
“O coral tem a missão nobre de levar amor, alento, fé, esperança, tanto para os funcionários quanto aos pacientes e familiares. Esse coral foi formado antes da pandemia e como não podíamos aglomerar, o coral saia nos corredores levando essa mensagem e foi nesse momento que o coral foi fortalecido. Há quase 6 anos esse trabalho começou a ser feito na Semana de Enfermagem”, explicou a diretora de enfermagem.
Gislane contou que mensagens positivas começaram a ser transmitidas aos setores do hospital e aos pacientes por meio do coral.
“Foi algo tão estruturado que nasceu no nosso coração e no coração de Deus e por isso passamos a fazer semanalmente nos corredores do HGCA. Hoje temos 12 pessoas participando do coral, assiduamente. A programação tá belíssima, tem a parte ecumênica e o coral está chegando para levar um pouco de brilho, alento e levando uma mensagem de esperança para as pessoas”, concluiu.
Com informações do repórter Ed Santos do Acordaa Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram