Nesta terça-feira (23), o Centro de Convivência Dona Zazinha Cerqueira realiza um mutirão de Catarata envolvendo também outras diversas atividades. Cerca de 30 idosos estão sendo atendidos com consultas preparatórias para a realização da cirurgia de catarata.
De acordo com a diretora do Centro, Tilda Braz, o mutirão já acontece há seis anos. Em entrevista ao Acorda Cidade ela contou que o trabalho é preventivo e principalmente voltado para garantir o tratamento precoce da doença.
“Os idosos que tem catarata, que estão começando a ter a catarata, então, eles vêm para aqui, participam desse mutirão, são consultados, posteriormente são encaminhados aos exames, e são acompanhados até depois da cirurgia”
A ação é fruto de uma parceira com um clínica, e visa facilitar aos idosos o acesso ao cuidado médico ocular, dificuldade enfrentada pela maioria, especialmente no casos que precisam de cirurgia.
“Nós temos um grande número de idosos que têm problema de catarata. 90% do nosso público é SUS, então eles vão para os atendimentos e demoram muito. No dia que tem uma consulta, quando vai fazer um exame a consulta já venceu. Quando chega para fazer uma cirurgia também tem que repetir os exames, e eles fazendo aqui a gente caminha. Nós já temos essa parceria com a Clion, além desse mutirão aqui, eles também dão suporte durante o ano todo aos nossos idosos”, acrescenta Tilda.
Tilda explica que a clínica cuida de todo o encaminhamento pré e pós cirurgia, facilidade para os pacientes que necessitam desse cuidado.
“A clínica faz da consulta aos exames, a cirurgia e também o acompanhamento pós-cirurgia. Esse é o foco de ser feito no Zazinha. Eles vêm para cá, trazem esse monte de aparelho, aqui faz todo o processo, o médico consulta, faz o exame de fundo de olho para posteriormente ver se o caso é de cirurgia ou não”
Além do atendimento de saúde focado nos pacientes com catarata, outras atividades estão sendo realizadas no centro no dia do mutirão.
“Hoje nós temos aqui o salão de beleza, temos aqui o nosso aulão de dança e os ensaios também para uma apresentação. Temos uma oficina de memória que elas estão se preparando para o Enem e temos também o grupo diversidade”, completa a diretora.
Maria Jaci Rodrigues Alves de 77 anos, participa há 15 anos das atividades do Centro Dona Zazinha. Ela relata que já passou pela cirurgia de catarata em outra época, hoje pretende passar pela consulta de rotina para garantir que está tudo bem. Além da oportunidade Maria Jaci utiliza as aulas para manter a qualidade de vida.
“Eu faço memória, eu faço dança, atividade física, e assim não falta oportunidade para eu fazer coisas melhores ainda que aqui fornece. Por sinal, eu vou querer também fazer uma consulta”
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.