Ilani Silva
As escolas da rede Municipal de Ensino de Feira de Santana confirmam a permanência dos alunos da casa, nas unidades onde estão matriculados.
Para isso, um sistema informatizado realiza as matrículas automaticamente, não sendo necessário que os pais se dirijam até a instituição para inscrever os filhos. Em relação aos novos estudantes ou aqueles provenientes de transferência, a matrícula será realizada entre os dias 24 a 28 de janeiro.
Somente em 2010, 50 mil alunos foram registrados no ensino municipal e de acordo com o secretário José Raimundo Azevedo, espera-se que este número seja ampliado em 55 mil alunos, em 2011.
O calendário deste ano prevê que o início do período letivo comece nos dias 17 e 18 de fevereiro com a jornada pedagógica. Porém, as aulas direcionadas para os alunos só iniciam no dia 21 do mesmo mês.
O ano é composto por 200 dias letivos obedecendo a Lei Federal, com 800 horas de presença de cada aluno. Apenas nove sábados serão utilizados para aulas em 2011, em decorrência do número reduzido de feriados durante a semana.
As aulas estão previstas para terminar no mês de dezembro, se não houver paralisações
Material
Segundo José Raimundo Azevedo, o fardamento será distribuído antes do período letivo, mas ainda não há data prevista. O vestuário dos alunos é composto por duas camisas, um short, duas meias, um par de tênis e uma mochila. Além disso, o secretário também informa que todo o material escolar já foi comprado, dentre eles os livros.
Reformas também foram realizadas nas escolas de Feira de Santana, mais de 80 escolas foram reparadas durante o governo de Tarcízio Pimenta e mais três instituições de ensino (Luciano Ribeiro, a creche Maria de Lourdes Machado em Ipuaçú e também a escola Firmino José em Jaguara) estão previstas para começarem o processo de obras.
“Serão construídas mais quatro grandes escolas nos bairros Alto do Papagaio, Campo Limpo, Fazenda Candeal e Tomba”, disse o secretário.
Recesso
Os recessos do primeiro semestre de 2011 iniciam com o Carnaval, nos dias 7 e 8 março, depois a Semana Santa que será no dos dia 21 a 24 de abril, o Micareta de 28 de abril a 2 de maio e as férias juninas em 22 de junho a 3 de julho. As informações são do repórter Ed Santos do programa Acorda Cidade