Andrea Trindade
Os motoristas de vans que fazem o transporte gratuito do Sistema Integrado de Transporte (SIT) paralisaram as atividades nesta quarta-feira (20).
Cerca de 50 vans alimentadoras estão paradas e por conta disso, centenas de pessoas ficaram sem transporte para levá-las às estações de transbordos Norte e Sul.
De acordo com, José Vicente Silva, presidente da Cooperativa de Transporte Alternativo de Feira de Santana (Coopetrafs), o Sincol, sindicato das empresas de ônibus responsáveis pelo transporte urbano de passageiros, não repassou o pagamento feito pela prefeitura, no valor de R$ 200 mil.
Segundo ele, além do atraso de dois meses, os postos de combustível encerraram o abastecimento nas vans alimentadoras, também por falta de pagamento.
“Estamos quebrados, sem dinheiro e sem combustível. As empresas de ônibus nunca nos pagaram em dia. Houve três reajustes da tarifa de ônibus e as empresas não repassaram o aumento”, reclamou o presidente da cooperativa informando também que eles estão sem condições até mesmo de fazer a manutenção dos veículos.
José Vicente sugere ao prefeito o fim do serviço para que eles voltem a atuar como transporte alternativo em toda a cidade, caso o problema não seja realmente solucionado. A categoria se reuniu em frente à Prefeitura Municipal e aguardam conversar com o chefe do executivo.
Os veículos ficaram estacionados no acostamento ao longo da avenida Getúlio Vargas, próximo a prefeitura.
Fotos e informações são do repórter Ed Santos do programa Acorda Cidade.