Feira de Santana

Motorista parado em fila dupla para abastecimento de GNV será multado em Feira de Santana

De acordo com o superintendente da SMT, Cleudson Almeida, os condutores praticam três tipos de infrações enquanto aguardam o atendimento.

Gabriel Gonçalves

É comum ver em alguns postos de combustíveis, principalmente aqueles que abastecem o Gás Natural Veicular (GNV), extensas filas de veículos no aguardo do atendimento. Embora os condutores estejam esperando o abastecimento, muitos motoristas aproveitam e param os veículos em fila dupla, o que não é permitido.

A partir dessas situações que acontecem com grande frequência na cidade, a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) irá notificar os motoristas que infringirem as regras.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Ainda sem saber da nova informação, Ricardo Jorge afirmou à reportagem do Acorda Cidade que apoia a decisão tomada pela SMT. De acordo com ele, essa medida irá terminar com a mordomia de muitos condutores que gostam de furar a fila.

"Eu ainda não sabia, mas acho isso um bom critério porque existe muita gente que desrespeita a fila, fura mesmo e deve ser multado. É necessário respeitar o direito do próximo. Eu sempre abasteço o meu carro aqui na Presidente Dutra, inclusive é fácil perceber muitos motoristas furando a fila aqui, porque independente do horário, sempre é cheio aqui. Eu, mesmo, levo em média de 20 a 30 minutos para abastecer. E quando alguém chega assim furando a fila, você se sente lesado, se sente prejudicado", comentou.

Para o motorista Jorge Leite, a notificação é necessária. Segundo ele, a fila de veículos não só atrapalha quem quer abastecer, como também outros condutores que estão trafegando pela via.

"Eu estou tomando conhecimento agora, mas acredito que é muito interessante, porque realmente é necessário que haja uma fiscalização em relação a isso. A fila dupla acaba interferindo de uma maneira geral, não só quem vai abastecer aqui, como os demais condutores que passam na via pública", disse.

Ainda de acordo com Jorge Leal, o primeiro passo a ser dado pela SMT deve ser o processo de orientação e em seguida a notificação para aquele condutor.

"Eu acredito que a medida correta não deveria ser autuar através da multa e sim com a orientação. Eu acho que o primeiro passo em qualquer circunstância que venha a ser no espaço público deve vir do poder público essa orientação, através da demarcação da área, sinalização. Posteriormente a isso, caso as pessoas continuem a infringir a lei, aí sim, sejam multados", afirmou.

De acordo com o superintendente da SMT, Cleudson Almeida, os condutores praticam três tipos de infrações enquanto aguardam o atendimento.

Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

"A SMT, através dos prepostos, já estão exercendo as atividades de fiscalização nesses locais, porque o que acontece muito é que os motoristas estão parando em fila dupla, parando em faixa de pedestre, inclusive parando até debaixo da sinaleira do conjunto semafórico, a exemplo ali da Presidente Dutra. Então teremos sim a fiscalização e orientação neste sentido. Os estabelecimentos comerciais devem rever se efetivamente possuem a devida capacidade para estar operando em locais assim, onde se encontram. O que não pode é causar todo um transtorno para trafegabilidade e também para a comunidade", alertou.

Para o superintendente, algumas situações ainda podem ser relevadas quanto à questão do aguardo para ser atendido, mas o que a SMT não pode permitir é que as infrações aconteçam, podendo até gerar uma retenção no trânsito.

"Existem algumas situações que perpassam da questão que o condutor está ali apenas aguardando para o abastecimento, mas não é possível manter um veículo parado em uma faixa de pedestre. Nossa função é fiscalizar sobre a trafegabilidade nas vias públicas e entendemos que os proprietários desses estabelecimentos devem rever a condição de poder atender a todos os clientes. Estamos com os nossos agentes, e posteriormente teremos a implantação por vídeo monitoramento", concluiu.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade