Bahia

Morre estudante que aguardava transplante de fígado

Thainná estava internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), do Hospital São Rafael, em Salvador, por conta de complicações no quadro de hepatite tóxica.

Andrea Trindade

Morreu na madrugada deste domingo (27), a estudante de odontologia da Faculdade Unef, de Feira de Santana, Thainá Gomes Costa, de 22 anos. Ela aguardava um transplante de fígado e mesmo sendo a primeira da fila não conseguiu um doador de órgãos a tempo.

Thainná residia na cidade de Conceição do Jacuípe, e estava internada desde a última quarta-feira (23) na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), do Hospital São Rafael, em Salvador, por conta de complicações no quadro de hepatite tóxica.

Para ajudá-la amigos iniciaram uma campanha de doação de órgãos que teve vários compartilhamentos nas redes sociais e alcançou pessoas de várias cidades do Brasil. O estado de saúde era gravíssimo e ela não podia esperar por muito tempo.

O transplante de fígado consiste numa cirurgia em que o órgão doente é substituído por outro órgão sadio, originário de uma pessoa com morte cerebral ou por parte do órgão de um doador vivo que aceite doar uma parcela de seu órgão.

A hepatite tóxica é uma inflamação do fígado causada quando este órgão apresenta um dano promovido por agentes tóxicos, e até mesmo medicamentos utilizados contra diversas outras doenças, por exemplo. (Saiba mais aqui).