
Morreu em Salvador na quinta-feira (25), feriado de Natal, a professora Maria José de Lima Silveira, também conhecida como Zezé, de 83 anos. O corpo está sendo velado na Sala 08 do Cemitério Campo Santo, na capital baiana, e o sepultamento está marcado para às 10h, no mesmo local. A informação foi confirmada ao Acorda Cidade pelo ex-deputado federal Sérgio Barradas Carneiro.
Nascida em Baixa Grande, Maria José mudou-se para Feira de Santana para estudar e se tornou uma figura importante na história educacional da cidade.
“Quando minha mãe (Iêda Barradas Carneiro) era secretária de Educação do município e a colocou em um grupo de professoras como Amália Passos, Yara Amorim, Neide Araújo e tantas outras que minha mãe preparou para que fossem diretoras de escolas. E confiou a Zezé a principal escola daquela época, que ela como arquiteta projetou para que fosse a primeira escola em tempo integral de Feira de Santana, no final da década de 1960, que foi o Monteiro Lobato. E Zezé foi a sua primeira diretora”, contou Sérgio Carneiro.
A carreira de Maria José progrediu com notável influência. Após a direção escolar, ela assumiu a diretoria regional e, posteriormente, cargos de direção no primeiro e segundo graus do Governo do Estado.
Após sua aposentadoria, Maria José atuou como assessora nos gabinetes de Sérgio Carneiro quando ele foi deputado estadual, deputado federal e vereador, sendo descrita por ele como um “anjo da guarda” para toda a sua família.
Ela era reconhecida por seu incansável trabalho em prol do próximo, auxiliando em aposentadorias, internações e diversas outras demandas da população.
“Ela sempre servia ao próximo da melhor forma possível. O que ela podia fazer aos outros, ela fazia”, declarou Sérgio.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e no grupo de Telegram.