Há sete meses a prefeitura de Feira de Santana deu início às obras de drenagem e limpeza da Lagoa do Subaé, mas até o presente momento não concluiu, devido a problemas decorrentes da obra de revitalização. Moradores do bairro, voltaram a cobrar a limpeza do espaço, bem como a retirada das taboas que ainda permanecem no local após a manutenção.
Em entrevista ao Acorda Cidade, moradores revelaram como está a situação por lá. Um deles é Robson da Silva, conhecido como Papa, que já mora há algum tempo na localidade.
“A gente quer saber do secretário Vianney e do prefeito Colbert Martins, por que a lagoa começou a fazer a limpeza e não terminou. Deixou sem concluir a obra. Essa é a única lagoa em Feira que eu conheço que não tem rede de esgoto que joga para lagoa. É uma água limpa, que sempre vai tomar banho 24 horas. E os moradores estão sem saber o que aconteceu. Segundo informações, a máquina estava quebrada. Já tem seis meses que a máquina está quebrada, isso não existe”, relatou.
A lagoa está secando
Robson ainda disse que os moradores perdem a oportunidade de ter uma área de lazer, pois há muita sujeira nas margens e, além disso, a lagoa está secando porque a obra foi mal concluída.
“Está secando, porque eles começaram a limpeza e não teve uma drenagem boa. Porque se tivesse concluído a limpeza, a água estaria normal. Então eles começaram a fazer a limpeza e deixaram umas valetas que a água não tem passagem nem para quando a chuva vem para cá, para a lagoa. E aí é o que está para passar, para ficar agora naquela situação. Porque os moradores querem ver a obra concluída. Agora, como eu falei, não adianta você começar uma obra, não terminar e ir para outra obra. Porque não tem um lugar de lazer para os moradores de Feira de Santana. E quem vem de fora, onde faz a passear? Só tem a lagoa lá, na queimadinha e a Lagoa Grande, que também está entregue, que os parques estão todos quebrados”, falou.
Silvio Telles Santos mora há 23 anos próximo a lagoa. O morador relatou que antigamente a lagoa vivia outra realidade, mas ultimamente, nos últimos anos tem presenciado um descaso com o espaço.
“Porque desde criança eu sei que essa lagoa aqui, a gente tem ela como a bacia do Rio Subaé. E o povo já viveu nessa lagoa aqui de pesca, pescando aqui nessa lagoa. Hoje essa lagoa se encontra abandonada. Fez a limpeza e a gente viu a água, como o senhor está vendo aqui o espelho da água. E onde a gente se encontra aqui era água. Hoje a água já baixou toda. A taboa que ele deixou puxa a água e não está tendo outra água. A chuva que está vindo aí não está entrando para dentro da lagoa e a taboa que tem está puxando a água”, declarou.
O que dia a prefeitura
Em resposta às reclamações, o Superintende de Operações e Manutenção da Prefeitura de Feira (Soma), João Vianney, informou que o trabalho de limpeza na Lagoa do Subaé realizado meses atrás, não foi concluído porque restou a parte central, onde a escavadeira utilizada na época, não conseguiu realizar o serviço por questões técnicas. E que, a limpeza geral das margens que restou já está sendo estudada pelos órgãos municipais responsáveis.
“Nós fizemos a limpeza, todo o trecho que foi possível, com a escavadeira convencional. Ficou um trecho central, ainda com vegetação, mas já conseguimos criar o espelho d’água. Tiramos aquela taboa, grande parte do lodo. Fizemos um trabalho conjunto com a Sesp. Esse material foi lançado no aterro sanitário. Mais de duzentas viagens de material foram retirados. E essa condição da margem da lagoa, nós fizemos a limpeza desse trecho. Não fizemos a recomposição dela, das calçadas que existiam ainda. Existe já um estudo feito. Já fizemos a topografia de toda a extensão, a condição dela. Já temos um planejamento. Vai uma patrol regularizar toda essa área que está aí. E tirar esse material excedente. É mais uma limpeza mais fina. A limpeza mais pesada já foi feita. E também já temos um planejamento, juntamente com a Seman, dessa intervenção definitiva de como proceder. Já estudando a forma de fazer essa limpeza total. E a recomposição dessas margens”, disse ao Acorda Cidade.
Leia também:
Prefeitura retoma atividades de drenagem da Lagoa Subaé nesta quinta-feira (6)
Prefeitura realiza revitalização em lagoas de Feira de Santana
Prefeitura dá início à revitalização da Lagoa do Subaé
Moradores cobram limpeza das margens da Lagoa Subaé
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram
Vale ressaltar que foi divulgado nos meios de comunicações que a revitalização da lagoa, seria realizado com um acordo entre a prefeitura e empresa privada ,devido que a mesma esta usando um espaço publico irregular.O bairro Lagoa subaé é um bairro carente, não tem parque e area de lazer, poderia aproveitar a margem da lagoa e fazer um trabalho bem feito com plantação de arvores, bancos e etc. Mas o olhar é para a área nobre da Noide.
É o preço que o povo paga por deixa um grupo mandar em cidade 23anos eles não estão nem aí pra ninguém, Colbert José Ronaldo a ruína de feira de Santana, vejo também como são alguns vereadores com a mente tão atrasada, vias principais dos bairros todas destruídas e eles mandarem colocar asfalto onde eles moram ou moravam pra servir de cabide eleitoral, eles não pensam no coletivo, agora 2024 está na porta pra esse povo abrir os olhos.
E o povo vai votar neles novamente, meu amigo. Tem jeito não. A cidade vai permanecer nesse ciclo vicioso até o fim da vida destes caras aí, quando eles se forem, ficam os herdeiros da prefeitura para manter o “desgoverno” por mais décadas a frente. Infelizmente…
Normal.. quando chega a 70 por cento de concluir o serviço o prefeito manda parar! Aí diz que é culpa do estado.. da seca.. da embasa..
Se essa “era” a única lagoa da cidade que não recebia esgotos domésticos, a prefeitura foi lá, fez outra “cagada” e deixou tudo igual.