
Dois postes no conjunto Morada das Árvores, no Campo Limpo, em Feira de Santana, vêm preocupando moradores e pessoas que passam pela Rua Monsenhor Moisés do Couto. Um deles está torto e pode cair a qualquer momento, já o outro, apesar de não estar danificado, precisa ser removido por dificultar a passagem de veículos, especialmente os de grande porte.
Em entrevista ao Acorda Cidade, Lourdes Santana, presidente do Núcleo Cultural Educacional e Social Quilombola, Odungê, relata que desde 2022 solicita à Coelba a retirada ou relocação dos postes. Segundo ela, a situação piorou após uma obra realizada no contorno do bairro Cidade Nova.

“Esse poste está para cair, e já existe um transtorno terrível para transportes aqui, principalmente de carro grande. Para os carros entrarem, é preciso fazer uma manobra bem enorme. Isso vai dar um problema maior, até de uma fatalidade. Já tivemos até acidente, graças a Deus as pessoas estão vivas, estão bem, mas deixou sequelas. Precisamos que a Coelba nos dê uma resposta urgente”, disse a presidente.

Ainda de acordo com Lourdes Santana, a Coelba chegou a cobrar cerca de R$ 4 mil para realizar o serviço. “É um serviço público. Eu não tenho que pagar, seja ONG ou cidadão comum, temos o direito de solicitar”, reforçou.
O outro poste presente no local também representa risco, pois está torto, e até o momento, nenhuma providência foi tomada. “Vai esperar acontecer um acidente? Se acontecer, vão dizer que quem tem de pagar é a prefeitura, mas isso é um serviço da Coelba”, desabafou a presidente.

O excesso de fios de internet nos postes é outro fator que aumenta a problemática. Segundo Lourdes, na semana passada, houve um incêndio no bairro provocado pela fiação irregular.

“Eu tenho guardado todos os ofícios e as cópias das solicitações, porque não tive resposta, nem da prefeitura e nem da Coelba. Então, espero que agora resolvam isso. Eu estou preocupada com a minha população. Motoristas de carreta, ou o pessoal que viaja de carro, sempre passam por aqui. É preciso fazer tudo com cuidado, para que no futuro não haja um problema maior”, relatou.
Ao Acorda Cidade, a Coelba informou que enviou equipes técnicas ao local para inspeção das estruturas e já programou a substituição dos postes no conjunto Morada das Árvores, no Campo Limpo, em Feira de Santana, em um prazo máximo de até 15 dias.
“Esse período é necessário para que os clientes impactados pelo serviço sejam comunicados previamente, conforme os procedimentos operacionais da distribuidora. A Neoenergia Coelba segue à disposição”, declarou em nota.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.