Daniela Cardoso 

Moradores da localidade de Candeal, no distrito da Matinha, em Feira de Santana, realizaram uma manifestação na manhã desta sexta-feira (7) para reivindicar uma unidade de saúde para o local. A manifestação foi realizada em frente ao Centro de Saúde da Matinha e os moradores interditaram a entrada do distrito.

Segundo a moradora Ednalva, o Centro de Saúde da Matinha não consegue atender bem a todos os moradores, pois a demanda é muito grande.

“Nosso objetivo maior é a implantação da unidade de saúde na comunidade de Candeal, tendo em vista que essa comunidade já tem em torno de quatro mil pessoas. Segundo a política nacional de atenção básica, uma unidade de saúde é responsável por, no máximo, quatro mil pessoas. Desse modo, a unidade da Matinha já extrapolou a demanda e não tem como prestar um serviço de qualidade. A comunidade de Candeal já cresceu muito e precisa de uma unidade de saúde”, destacou.

A moradora ainda fez outra reivindicação. Ela cobrou a realização de concurso público para suprir a falta de agentes comunitários de saúde e de endemias.

“Temos aqui várias áreas descobertas por agentes comunitários de saúde e também por agentes de endemias. Há a necessidade de um concurso público para atender a essas áreas e prestar um serviço de prevenção às doenças”, afirmou.

As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade