Feira de Santana

Moradores reivindicam rede de esgoto em rua do bairro Conceição II

Uma das moradoras relata que a situação fica ainda mais difícil em época de chuva, momento em que a via fica intransitável devido a lama.

Rua Capucaia, bairro Conceição II
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Em Feira de Santana, os moradores da Rua Catucaia no bairro Conceição II, sofrem com a falta de rede de esgoto na via. Na manhã desta terça-feira (29), a reportagem do Acorda Cidade esteve no local onde conversou com a população sobre os principais problemas que afetam o dia a dia das pessoas.

De acordo com a moradora Rafaela Barreto, durante o período de chuva a situação fica insustentável, porque a água fica sem escoamento.

“O que estamos solicitando aqui é saneamento básico, uma rede de esgoto, que é algo assim, imprescindível para a nossa saúde, para a qualidade de vida dos moradores. Estamos enfrentando muito problema em relação às chuvas, muito acúmulo de lama e água na rua.”

Com a chegada do inverno, Rafaela relata que até andar a pé ficou mais difícil.

“Isso atrapalha a nossa locomoção, a gente não consegue andar a pé durante todo esse trajeto da rua. Fica difícil, não temos como deixar nossas crianças brincarem na rua, porque realmente não tem nenhum tipo de saneamento básico.”

Rafaela contou que mora no local há cinco anos, a princípio ela não sabia do problema porque a época não era de chuva. Mas o problema logo apareceu. A falta de rede esgoto deixa a rua praticamente ilhada com as poças de água suja.

“Dá para ver em vários pontos da rua que fica concentrado. Fizeram o calçamento, porque a maioria das casas aqui da Caixa, eles só liberam esse financiamento com o calçamento. Mas não adianta calçar a rua, senão vai ter essa drenagem, não vai ter essa rede de esgoto.” 

Rua Capucaia, bairro Conceição II
Cleide Alves e Rafaela Barreto, moradoras – Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Cleide Alves mora na rua há quatro anos, ela também convive com a insatisfação pelos riscos causados pela situação.

“Está tudo acumulado. Você chega ali e tem uma caixa que está entupida. Aqui tem outra. Aí fica essa lama fedorenta. Isso aí traz dengue. A gente vê na lama aí os morotós andando. Então a gente está precisando do benefício aqui para ajeitar, botar uma rede de esgoto.”, declarou.

Segundo o morador Diego Cerqueira, o mal cheiro é presente até dentro de casa. “A gente tem criança, não pode andar por causa da rua que está toda alagada. Às vezes também o mau cheiro entra para dentro de casa, no banheiro. Então é difícil. Situação muito precária”

Rafaela concluiu com indignação que considera inaceitável que algumas ruas da cidade ainda sofram com esse problema. 

“Quero pontuar que Feira de Santana é uma cidade muito desenvolvida, então eu acho que hoje é inadmissível a gente ainda ter ruas que não tem essa rede de esgoto. É um clamor que a gente faz aos órgãos públicos para poder realmente salvar a gente, olhar para a gente com carinho, com atenção, não somente aqui pela Rua Catucaia, mas por todas as ruas que estão necessitando desse serviço.”

O Acorda Cidade entrou em contato a Prefeitura de Feira de Santana e aguarda retorno sobre a situação.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.