Uma das praças do Conjunto Feira X, bairro Muchila em Feira de Santana, virou ponto de descarte de lixo. A praça fica localizada na Rua F e a equipe de reportagem do Acorda Cidade foi acionada por uma moradora para falar sobre o problema que prejudica quem mora nas redondezas.
Segundo Luana Ferreira, os próprios moradores do bairro vão até o local para descartar o lixo. O problema é que os moradores do redor da praça acabam sofrendo com o mau cheiro e os insetos que entram nas casas.
“O pessoal está fazendo aqui de lixão. Dia de hoje aqui essa praça aqui, fica tomada de lixo. Aí já jogaram vaso sanitário, sofá, o pessoal corta árvore, joga tudo aqui. É mosquito, é rato, dentro de casa e sem contar o mau cheiro que incomoda muito até a gente almoçar, tomar café”
A moradora afirmou que não entende o que motiva as pessoas a levarem o lixo para a área da praça, uma vez que o caminhão de lixo passa nos caminhos próximos da rua.
“São os próprios moradores aqui da rua mesmo. Você vê, os caminhos são largos, o carro entra nos caminhos. Não tem porque estar jogando lixo fazendo uma rua principal de lixão, porque esta terrível demais.”
Luana explicou que a coleta de lixo funciona normalmente, mas as pessoas têm acumulado o lixo de diversas ruas próximas no local, ao invés de manter em suas próprias lixeiras.
“A prefeitura vem, faz a limpeza, no outro dia, você pode vim aqui que vai estar do mesmo jeito. Cabe aos moradores em si, se conscientizar que aqui tem moradores, e colocar o lixo na sua porta porque eu tenho certeza que o carro vai passar.”
Um outro problema que prejudica a utilização da praça é o mato alto. A falta de manutenção e poda das árvores e plantas torna o ambiente intransitável.
“Se eu entrar aí você não me vê, porque me cobre esse matagal. Aí essa semana eu passei e tinha até duas pessoas aí escondidas. Até cavalo passando aí dentro dos matos tem. Aí a gente fica até com medo de passar por aqui.”, lamentou.
O apelo dos moradores é pela reorganização da praça e também pela qualidade de vida de quem mora ao redor.
“Tem uma árvore que é até bonita, mas precisa de uma poda, precisa ser limpo e organizado. Que limp, retire o lixo e organize para que a gente possa assim vim sentar, conversar. Para ser uma pracinha que pode vir até um idoso também. Como é que ele vai passar dentro disso aí? Não tem condições.” concluiu a moradora.
O morador Valdir Machado relatou também que a estrutura da praça, que segundo ele já tem 40 anos, precisa de reparos.
“Já está toda deteriorada aqui, está toda quebrada. Além da capinagem, está toda quebrada aqui, toda a calçada está toda quebrada.” explicou.
A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) explicou em nota que enviaria uma equipe de limpeza para “realizar os serviços necessários de capinação e remoção de lixo, visando atender às necessidades da população e garantir a manutenção da área.“
A limpeza do local foi realizada. A Sesp pediu também a colaboração da população para cuidar do patrimônio.
“Ressaltamos que o descarte irregular de lixo e entulhos é prejudicial à saúde pública e ao meio ambiente, além de configurar infração passível de penalidades. Pedimos a colaboração da população para manter os espaços públicos limpos e evitar o acúmulo de resíduos e vegetação excessiva, que podem atrair animais peçonhentos.“
O Acorda Cidade entrou em contato também com a Superintendência de Operações e manutenção (Soma) e aguarda retorno sobre a situação.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.