Acorda Cidade
As secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano e Habitação e Regularização Fundiária aguardam autorização da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) para dar continuidade a demolição das casas, localizadas na avenida Ayrton Sena. Os serviços estão paralisados desde a semana passada, e até o momento mais de 60 casas foram derrubadas.
Segundo o secretário municipal de Habitação, Gilberto Ruy Souza, alguns entraves precisam ser resolvidos entre os moradores e a Conder. “Tivemos que parar com a demolição, pois os moradores fizeram acordos com a Companhia, que não foram cumpridos ainda. Algumas famílias exigem indenização e outras querem os materiais que foram usados na construção das antigas casas”, explica.
O comerciante Genivaldo dos Santos, que é dono de uma oficina, diz que só vai sair do local após receber outro ponto comercial. “Tenho que ser indenizado. Não posso perder meu comércio, nem meus clientes. Preciso de outro lugar para trabalhar e sobreviver já que não vou receber uma nova casa”, conta.
O morador Manoel de Jesus, 33 anos, já recebeu sua casa nova, mas quer o dinheiro empregado na compra de materiais de construção. “Construí minha casinha com todo sacrifício, agora quero o dinheiro dos materiais que investi para morar durante estes anos”, afirma.
O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, informa que a Conder já foi comunicada sobre o assunto. “Estamos aguardando apenas uma determinação da Companhia para continuarmos com a demolição das casas. Assim que formos sinalizados, as máquinas e tratores vão voltar a trabalhar normalmente”, pontua.
Atualmente 317 das 358 famílias já foram transferidas para as novas casas, localizadas no bairro Mangabeira. As residências possuem dois quartos, sanitário, cozinha e sala, além de uma área de sete metros de largura por 14 metros de comprimento com espaço para ampliação e estrutura para construção vertical.
A remoção do entulho será realizada após a demolição de todas as casas. A abertura da avenida Ayrton Sena ligará as avenidas João Durval Carneiro e Iguatemi. As informações são da Secom.