Feira de Santana

Moradores e animais estão sendo picados por escorpiões no bairro Serraria Brasil

Segundo relato dos moradores, um cachorro e um homem já foram picados pelos escorpiões. O aracnídeo chegou a picar o pescoço de um deles.

Escorpiões no bairro Serraria Brasil
Foto: Arquivo Pessoal

Moradores da Rua São Félix, no bairro Serraria Brasil estão sofrendo com o aparecimento de escorpiões. Na manhã desta terça-feira (29), o Acorda Cidade acompanhou o relato de moradores que estão sendo picados pelos aracnídeos — até animais estão sendo afetados.

Escorpiões no bairro Serraria Brasil
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Cristina Santana, por exemplo, mora no primeiro andar e mesmo assim, os escorpiões estão chegando até a sua residência.

“Temos notado o aparecimento de vários escorpiões aqui no bairro. Não só nessa rua, mas em outras. E a gente cobra da prefeitura numa posição, porque tem muito terreno abandonado, tem muita casa abandonada. A gente limpa as nossas casas constantemente, mas o índice de escorpião tem sido muito alto”, relatou.

Escorpiões no bairro Serraria Brasil
Foto: Arquivo Pessoal

O marido de Cristina, de 32 anos, foi picado recentemente no pescoço. O escorpião estava em cima da cama. Ele contou que sofreu uma dor muito forte e alertou que, caso um idoso ou uma criança tivesse sofrido a picada, poderia ser ainda mais grave pela vulnerabilidade.

“O médico disse que, se fosse com o filho dele ou com algum idoso, poderia se agravar mais, mas ele tem uma boa saúde e conseguiu se recuperar bem. Na minha vizinha, a cachorrinha dela foi picada, ficou internada”, contou a esposa.

Escorpiões no bairro Serraria Brasil
Foto: Arquivo Pessoal

Segundo a moradora, os escorpiões chegam a escalar as paredes e são pegos comendo baratas. Mesmo limpando os ambientes, eles surgem vindo de outros locais.

“Não depende só da gente, depende também dos vizinhos e da prefeitura estar cobrando a limpeza do bairro. Tem casas abandonadas e terrenos com muito mato e muito material de construção jogado de qualquer forma. A prefeitura não cobra dessas pessoas uma limpeza dos terrenos. A minha casa dá fundo para um terreno, ela é de primeiro andar, mas eles escalam, sobem escadas, a gente veda janela, porta, mas como eu disse, é um alto índice, um momento ia acontecer.”

O esposo de Cristina foi picado no domingo (27). No mesmo momento do acidente, eles conseguiram capturar o aracnídeo e correram para a unidade de saúde. O socorro imediato foi imprescindível para salvar a vida dele por meio do soro.

Escorpiões no bairro Serraria Brasil
Foto: Arquivo Pessoal

Outra moradora também confirmou o surgimento dos escorpiões na sua residência. Nilda Oliveira foi a vizinha que teve o cãozinho picado.

“Apareceu várias vezes, de vários tamanhos, já apareceu na luz, já mordeu o cãozinho, ele ficou internado. Inclusive, a gente tem minha mãe aqui com 95 anos, minhas irmãs idosas, tudo isso a gente teme. E já vem acontecendo há muito tempo e não é só na minha casa, na casa dos vizinhos também. Mordeu a vizinha ali também, na lavanderia, ela foi pegar a roupa, quando pegou, o bicho picou a mão”, alertou.

Escorpiões no bairro Serraria Brasil
Foto: Arquivo Pessoal

Os moradores procuraram um dedetizador, mas foram informados de que não havia veneno para matar os escorpiões. Agora, eles buscam uma resposta das autoridades para a infestação na localidade. 

“É cobrar mesmo na prefeitura. Limpeza nos quintais, porque está muito perigoso. Assim como foi meu marido, eu não quero que isso aconteça com outra pessoa”, complementou Cristina. 

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Leia também: Aparecimento de escorpiões preocupa moradores de Feira de Santana; veterinário comenta episódios

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.