Rachel Pinto
Moradores de conjuntos residenciais do Programa Minha Casa Minha Vida serão capacitados para ingressarem no mercado de trabalho ou exercer atividades como profissionais autônomos. Na última sexta-feira (9), o município de Feira de Santana, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedeso), assinou um convênio com o Senai e a Caixa Econômica Federal para beneficiar 500 moradores com a oferta de 25 cursos.
O prefeito de José Ronaldo de Carvalho destacou a importância dos cursos para a qualificação dos moradores e segundo ele, serão investidos 293 mil reais na parceria da prefeitura com o Senai e a Caixa Econômica Federal. Ele informou que as atividades contarão com a supervisão de técnicos do Senai e também da prefeitura.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
“Serão realizados cursos nas mais variadas especialidades. Acontecerão em vários conjuntos do Programa Minha Casa Minha Vida e inicialmente serão para 500 pessoas. São cursos para que as pessoas adquiram conhecimento e possam se qualificar em uma profissão nas diversas especialidades”, disse.
O secretário de Desenvolvimento Social Ildes Ferreira disse que os cursos integram o trabalho social da Sedeso e têm o objetivo de criar um ambiente social saudável de harmonia e paz entree os condôminos.
“Já realizávamos cursos na área de saúde e segurança doméstica e surgiu a necessidade de formações de qualificação profissional. Então entramos em contato com o Senai, a Caixa Econômica e estamos viabilizado esse projeto para as comunidades”, salientou.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Ildes Ferreira acrescentou ainda que os cursos abrangem as áreas de confeitaria, produção de doces e salgados, cursos de mecânica, manutenção de microcomputadores e corte e costura. Os moradores escolhem a área por vocação e afinidade e a expectativa é que a partir disso eles possam se inserir no mercado de trabalho, principalmente como autônomos.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

