Daniela Cardoso
Moradores do conjunto Feira IX, que ganharam casas, há cerca de 25 anos, pela Urbs e estão inadimplentes com a Caixa Econômica Federal, têm até o dia 8 de abril para tentar uma negociação junto ao banco. A informação é do deputado estadual Zé Neto. Segundo ele, das 1400 casas da Urbs, quase 1000 já estão quitadas.
“Tem muito tempo que venho acompanhando de perto a situação e já são anos de negociação, mas ainda tem 400 unidades pendentes. Nos últimos dias vimos que chegou a uma situação muito grave, algumas casas foram realmente retomadas e vendidas a terceiros por conta de que alguns mutuários fizeram a negociação e não cumpriram os pagamentos. Com isso as casas voltaram para a Caixa e foram renegociadas. Nesse caso o mutuário não se interessou e um terceiro comprou. O mutuário tem sempre a prioridade de comprar a casa”, explicou.
Segundo Zé Neto, com a negociação as casas vão ficar com um preço acessível. Ele destacou que o departamento jurídico dele estará a disposição da associação de moradores do Feira IX para ajudar no que for preciso.
“Conversei com a superintendência da Caixa, tivemos contato com Brasília, com Salvador e chegamos a um denominador comum. A Caixa tem mostrado uma grande boa vontade e os moradores têm até o dia 8 de abril para fazer essa negociação. As execuções que estavam em curso estão todas suspensas e as agências Subaé e Conselheiro Franco estarão a disposição para que a negociação possa ser feita caso a caso”, destacou o deputado.