Feira de Santana

Moradores do conjunto Viveiros querem instalação de viaduto

Moradores afirmam que sofrem muito com a situação, já que muitos utilizam serviços do conjunto vizinho, como atendimentos na policlínica do Feira X.

Daniela Cardoso e Ney Silva

Os moradores do conjunto Viveiros, em Feira de Santana, continuam cobrando das autoridades uma solução para melhorar a trafegabilidade para o conjunto Feira X. Há mais de um ano que os moradores reivindicam a implantação de um túnel ou de um viaduto interligando os dois conjuntos, segundo o representante comercial José Roberto Silva.

“Estamos aqui como moradores reivindicando um direito nosso. Há mais de um ano, precisamente em janeiro de 2016, tivemos uma reunião com representantes da prefeitura e do governo do estado, juntamente com as empresas envolvidas, como a ANTT, Viabahia e Polícia Federal, e ficou resolvido que em novembro de 2016 teríamos alguma resposta sobre nosso acesso ao Feira X via centro da cidade, mas até agora ninguém deu nenhuma satisfação”, disse.

José Roberto relata que os moradores do Viveiros sofrem muito com a situação, já que muitos utilizam serviços do conjunto vizinho, como atendimentos na policlínica do Feira X. Ele cobra uma resposta sobre a instalação do viaduto.

“As pessoas têm que rodar quase 10 km para ir até o Feira X. Outro dia uma senhora queria pagar um recibo de energia e teve que pegar um ônibus, ir próximo ao Hospital Clériston Andrade e fazer o retorno para chegar ao Feira X. Depois de pagar esse recibo, teve que retornar para o bairro pela Pousada da Feira. Além da despesa, é um transtorno. Estamos sofrendo com isso e com outras coisas, pois nosso bairro é muito sofrido, estamos nos sentindo excluídos”, desabafou.

“Somos cidadãos de bem e os políticos não devem dar atenção apenas em época de eleição. Estamos aguardando alguma resposta”, cobrou.

Projeto pronto

O projeto do viaduto ligando os conjuntos Viveiros e o Feira X, em Feira de Santana, já está pronto na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Quem assegura é o deputado estadual Carlos Geilson (PSDB), que esteve na terça (11), em Brasília, acompanhado do deputado federal João Gualberto (PSDB) e de Pedro Cícero, presidente da Associação do Conjunto Viveiros.

Os feirenses se reuniram com o ministro da Secretaria de Governo e baiano Imbassahy e com o superintendente da ANTT, Luiz Fernando Castilho. De acordo com o parlamentar, o superintendente garantiu que o projeto está na prioridade do órgão e falta apenas a liberação dos recursos pelo BNDES.

"Ficamos muito animados com essas reuniões, as respostas foram bastante positivas e esperamos que em breve as obras já comecem. O deputado João Gualberto se comprometeu em fazer gestão junto ao BNDES e ao ministro Imbassahy para que a liberação saia o mais rápido possível", comemorou Geilson.

O deputado feirense também convidou o superintendente para participar de uma audiência pública a ser realizada no Viveiros, com data ainda pra ser definida entre os meses de abril e maio.  "Vejo essa vinda nossa como mais uma vitória, pois o representante da ANTT nos deixou claro o interesse em desenvolver a obra e agora só falta a liberação de recursos, que não deve demorar", frisou Pedro Cícero.


O Conjunto Viveiros ficou praticamente isolado, após a duplicação do Anel de Contorno, uma vez que o retorno ficou muito longe e ainda não foi feita um dispositivo de passagem em desnível no local (viaduto). Muitos protestos já foram realizados pedindo a solução desse problema.