Moradores do conjunto Sérgio Carneiro pedem socorro por rua alagada e acúmulo de lixo: “É desumano”
Foto: Paulo José / Acorda Cidade

Moradores da Rua B, localizada no conjunto Sérgio Carneiro, próximo da antiga base da Polícia Militar em Feira de Santana, estão pedindo socorro às competências municipais devido à situação de abandono da via. Segundo relatos, o local sofre com acúmulo de lixo, esgoto e alagamentos constantes, o que tem causado transtornos e riscos à saúde da comunidade que vive no local.

Google Maps

A reportagem do Acorda Cidade esteve no local, e de acordo com a moradora Cristiane dos Santos, o problema persiste há cerca de quatro anos, desde que ela adquiriu a residência. A moradora conta que durante todo esse período, os moradores convivem com o mau cheiro, lixo acumulado, e especialmente em dias de chuva, enfrentam a dificuldade de circular pela rua devido à água empoçada.

“Desde quando eu passei a morar aqui, os moradores já sofrem com esse lixo na porta de casa, muita água. Quando chove a gente fica intransitável de sair. A gente pede uma solução para as autoridades, porque em época de política todo mundo sabe pedir voto, mas agora que a gente precisa, todo mundo some”, disse a moradora.

Cristiane relata que, além do desconforto, o problema tem causado medo entre os moradores por conta da proliferação de insetos e animais. “É rato, é cobra, mosquito, e o acúmulo de lixo com água parada não dá certo. A cor da água é muito escura, e a gente não tem como passar”, disse.

Ainda, o terreno baldio existente na via, é usado irregularmente como ponto de descarte de lixo, o que agrava a situação quando ocorrem chuvas, pois os resíduos acabam boiando e entupindo o escoamento da água.

Foto: Paulo José / Acorda Cidade

Moradores já haviam solicitado solução anteriormente

Ainda segundo Cristiane, o grupo de moradores já tentou contato com a Prefeitura de Feira de Santana, mas ainda não houve retorno efetivo sobre a limpeza do local e nem sobre o calçamento prometido pela construtora responsável pelo conjunto. “Falaram que em breve iriam fazer o reparamento da calçada, mas até agora nada”, completou.

Os moradores solicitam que os órgãos competentes realizem a limpeza do terreno, o nivelamento da rua e execute o calçamento prometido, para garantir condições dignas de moradia.

O que diz a Sesp

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) informa que uma equipe será enviada ao local para realizar a limpeza necessária, buscando solucionar os problemas identificados e promover mais conforto e segurança para a população.

Reforçamos que o descarte irregular de lixo é um crime ambiental sujeito a punições. Pedimos o apoio da população para evitar essa prática, contribuindo para a preservação da cidade e a saúde pública.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Davi Cerqueira sob supervisão do jornalista Gabriel Gonçalves

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.