Um buraco na Rua Arlindo Alves, no bairro Santo Antônio dos Prazeres, em Feira de Santana, vem gerando transtornos para os moradores há cerca de seis meses. Além dos problemas causados pela interdição da via, parte do calçamento próximo à cavidade cedeu.
O fato de o buraco, considerado de grande proporção, estar acumulando água é considerado um fator de risco a saúde. Sabidamente o ambiente é um local ideal para a reprodução dos mosquitos transmissores de doenças como dengue, zika e chikungunya.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Os moradores reclamam também do forte mau cheiro que sai do local, possivelmente por conta da água suja acumulada no buraco. Outro ponto que é alvo de reclamação por parte dos moradores são os constantes períodos de desabastecimento.
Segundo o pintor Ari Osvaldo dos Santos, que mora no local há muitos anos, uma tubulação do fornecimento de água que passa próximo ao buraco sempre apresenta problemas. Ele contou ao Acorda Cidade que equipes da Embasa frequentemente visitam o local e resolvem o vazamento. Enquanto isso, o calçamento danificado e o buraco que acumula água permanecem gerando transtornos.
“O problema não é na pavimentação. É supostamente uma manilha que passa [pela rua]. Já colocaram uma manilha, não resistiu, estourou. Logo após, colocaram outra, porém esse erro já havia acontecido há vários tempos. Esse buraco já tem mais de seis meses que rompeu e ninguém toma providência”, disse o morador.
Ari contou, em entrevista ao Acorda Cidade, que supostamente a manilha defeituosa faz parte do sistema de drenagem de um condomínio residencial próximo ao local. A rua dá acesso à Avenida Artêmia Pires e à Avenida Antônio Sérgio Carneiro, duas importantes vias da cidade.
“A gente que mora na rua não tem como passar, a criança não tem como brincar, os carros não têm como passar, têm que desviar por outro caminho. Às vezes, quando está chovendo, para eu poder colocar a moto na garagem aqui é maior dificuldade. Nós precisamos que as autoridades competentes possam tomar a providência para que essa situação seja resolvida aqui em nossa rua”, concluiu o morador.
Em nota, a Embasa informou que ocorreu um vazamento na Rua Arlindo Alves, já corrigido. Segundo a nota, o vazamento foi causado pela movimentação do solo provocada por avaria na rede de drenagem pluvial. “É preciso que seja feito o reparo na rede de drenagem, sob responsabilidade da prefeitura, para evitar novas ocorrências de vazamentos”.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão da jornalista Andrea Trindade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram