Moradores do bairro Conceição II, em Feira de Santana, realizaram um protesto na manhã deste sábado (30) por insatisfação com o sistema de transporte público. O grupo chegou a impedir que um ônibus saísse de um dos locais de parada. De acordo com uma passageira, após a implementação do sistema BRT, a frota foi reduzida de oito para apenas três veículos. A mobilização começou as 6h.
“A gente decidiu fazer esse protesto por falta de ônibus. Hoje, final de semana e feriado à tarde só fica um ônibus. Só tem três linhas: Parque Brasil, Conceição I e Conceição II. Não atende a gente. Queremos mais ônibus e ônibus melhores. Porque depois do BRT em vez de colocarem ônibus melhores para a gente, botaram os piores que têm. A gente merece, a gente paga passagem igualmente todo mundo paga”, disse a moradora Nalva do Vale.
O grupo manteve o veículo retido em uma área que normalmente serve de parada para os ônibus, próximo a uma quadra de esportes e uma agência da Caixa. Por conta da manifestação, alguns passageiros que pretendiam utilizar o transporte ficaram impossibilitados. De acordo com Nalva, os transtornos são ainda maiores no dia a dia.
“A maioria das pessoas aqui trabalha e utiliza cartão, não dinheiro. Quando o ônibus atrasa, tem que tirar do bolso para pagar e não chegar atrasado no trabalho. E aí fica difícil para a gente. Esperamos que venha algum representante da empresa para resolver a nossa situação, porque se não vier, o carro não vai sair daqui”, disse Nalva.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Suely Estrela, outra moradora que estava presente na manifestação, reforçou que a quantidade de ônibus que fazem a linha para o bairro não atende à demanda dos passageiros.
“Todo dia de manhã eu pego às 8h40 para casa e demora muito. Às vezes nem passa, nem desce, porque quebrou. Fica difícil. Eu vou andando para casa. Final de semana é ruim demais. Você fica mofando esperando. Quando você chega a algum lugar, está atrasado. Não tem nem como você sair no domingo para algum lugar”, declarou Suely.
Fim do protesto
Por volta das 8h30, uma equipe da Guarda Municipal chegou ao local. Os agentes conversaram com os líderes do protesto, e o grupo cedeu, concordando com o fim da ação. O ônibus, que estava parado no local há cerca de duas horas e meia, foi liberado. Os moradores prometeram realizar uma nova mobilização em até duas semanas caso o problema não seja resolvido.
“A gente concordou em liberar o carro, mas espero que eles resolvam a situação da gente, porque se eles não resolverem, a gente vai parar novamente. Se a gente parar, só sai daqui com o secretário, alguém da empresa ou da prefeitura, porque a gente merece, a gente não é cachorro”, disse Dalva.
Até o fim da manifestação, nenhum representante da empresa responsável pelo transporte público havia chegado ao local.
O Acorda Cidade entrará em contato com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB) de Feira de Santana para solicitar esclarecimentos sobre o ocorrido.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão da jornalista Andrea Trindade.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram