Ilani Silva
O bairro Aviário, considerado como um local de diversas carências pelos moradores da região, não oferece qualidade nos serviços básicos de atendimento a comunidade como saúde, educação e segurança. A situação ainda pode piorar com o crescimento populacional, já que serão implantados mais conjuntos habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida.
Segundo a líder comunitária, Cristina Porto, é necessária a ampliação dos Postos de Saúde, pois a equipe que atende atualmente o bairro, não consegue contemplar a demanda de moradores.
“Dificilmente ficam dois médicos no posto e nós temos recebido reclamações em relação ao atendimento, nós temos o direito de usufruir dos SUS com qualidade”, disse.
Outra preocupação de Cristina Porto é a quantidade de mosquitos na região do rio Subaé.
“O trecho do quase finado rio que fica próximo ao Aviário tem servido de reservatório de insetos e mosquitos, à noite não agüentamos dormir de tanto pernilongo, usamos todos os métodos para evitar a infestação, mas não adianta”, relatou.
A segurança também é outro ponto questionado pelos moradores, já que segundo a líder comunitária, o único módulo policial que existe no bairro está sob o risco de fechar.
“Não fechou ainda porque estamos pressionando, até um carro ajudamos a comprar para servir de viatura e auxiliar na segurança, mas a gente carece de atenção”, informou.
Pavimentação
A situação das estradas é precária, grandes ondulações, buracos e matagal compõem o cenário da região, onde pessoas e veículos transitam.
Segundo Edson Lucas do Santos, coordenador do Fórum das Organizações Comunitárias (Focar) o problema é ainda maior quando chove.
“Nós não temos estrada nem para sair do bairro, nem pra entrar. Quando chove é um transtorno. A Embasa começou a fazer o serviço, na via principal, mas parou e não tem uma data para finalizar, e o pior é que deixa pela metade os serviços”, disse.
O vigilante Antônio José percorre todos os dias a estrada próxima a empresa Clabin, mas reclama da falta de iluminação à noite e diz que o problema não é difícil de resolver.
“Duas caçambas de entulho já dava para tirar a gente do sufoco, a situação poderia ser resolvida de forma rápida”, informou.
Posição do Governo
O secretário municipal de Planejamento, Carlos Brito revelou que existe alguns projetos direcionados para a melhora do bairro Aviário.
“Faremos um complexo com cine-teatro, quadra coberta, pista de cooper, e claro tudo isso vai precisar de pavimentação. O levantamento já foi realizado, só dependemos de recursos”, informou.
O secretário não soube informar quando as obras irão começar, mas contou que está buscando também a implantação de Unidades de Pronto Atendimento para o bairro. As informações são do repórter Ney Silva do programa Acorda Cidade