Feira de Santana

Moradores bloqueiam BA-503 em protesto contra a falta de água

A manifestação começou por volta das 7h30 e terminou ás 10h.

Andrea Trindade

Moradores do distrito de Jaíba, em Feira de Santana, bloquearam a BA-503, rodovia que dá acesso a cidade de Coração de Maria, na manhã desta quinta-feira (26) em um protesto contra a falta de água. Eles informaram que estão há 45 dias sem abastecimento de água e que apesar de ter feito inúmeras ligações para a Empresa Baiana de Saneamento e Água (Embasa), o problema não foi resolvido.

“Quando cai água é de madrugada, mas é por muito pouco tempo. A conta de agora veio mais cara que a anterior, que tinha água nas torneiras. Temos vários protocolos de atendimentos na Embasa e até agora nada”, reclamou um morador.

A manifestação começou por volta das 7h30 e terminou ás 10h. A Embasa informou que em virtude das altas temperaturas tem sido registrado um aumento de consumo de cerca de 30%. Isto tem causado a redução das pressões na rede e em algumas localidades, a exemplo do distrito de Jaíba, ocorre intermitência no fornecimento.

"A Embasa já está realizando a distribuição de água para o distrito de Jaíba por meio de carros-pipa e recomenda que os moradores disponham de reservatório domiciliar. Ajustes operacionais no sistema de distribuição estão sendo realizados para minimizar as ocorrências de desabastecimento", declarou a empresa por meio de nota.