Feira de Santana

Missas da quarta-feira de cinzas marcam o início da Quaresma

As tradicionais missas de Cinzas serão celebradas em todas as paróquias de Feira de Santana e a noite haverá o lançamento da Campanha da Fraternidade desenvolvida pela 47ª vez pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Missas da quarta-feira de cinzas marcam o início da Quaresma Missas da quarta-feira de cinzas marcam o início da Quaresma Missas da quarta-feira de cinzas marcam o início da Quaresma Missas da quarta-feira de cinzas marcam o início da Quaresma

Andréa Trindade
Católicos celebram nesta quarta-feira (9), a cerimônia de imposição das cinzas. O evento marca o primeiro dia da  Quaresma e sempre ocorre quarenta dias antes da páscoa.

Em todo o país, diversas missas são celebradas tradicionalmente  nesta data. Em Feira de Santana, o arcebispo metropolitano Dom Itamar Vian  vai presidir duas celebrações na Catedral Senhora Santana, a primeira às 7h e  segunda as 19h de hoje (9), quando será lançada a Campanha da Fraternidade  desenvolvida pela 47ª vez pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O tema  ). O teda campanha deste ano é "A Vida no Planeta Terra.”
 

Outras igrejas também vão celebrar missas que contarão com a distribuição de cinzas.  Durante o ato, os fiéis recebem uma cruz na testa com as cinzas obtidas da queima das palmas usadas no Domingo de Ramos no ano anterior.
 

Durante entrevista ao repórter Ed Santos, no programa Acorda Cidade, o arcebispo metropolitano Dom Itamar Vian, explicou o significado do ato.


“Colocamos cinza na testa para simbolizar a brevidade da vida neste mundo (…) é quando lembramos que todos, ricos e pobres, brancos e negros, seremos reduzidos após a morte a um punhado de pó,” informou o arcebispo ressaltando em seguida a importância da reflexão do tema da campanha da fraternidade deste ano.

“A igreja propôs que todas as pessoas cuidem da natureza  e percebam como as mãos humanas contribuem para o fenômeno do aquecimento global e das mudanças climáticas,” disse Don Itamar citando problemas enfrentados pelas vítimas das enchentes  nos estados do Rio de janeiro e de Santa Catarina. 

Comer carne ou não é muito secundário, diz arcebispo

O Código de Direito Canônico estabelece que "aqueles que completaram 14 anos de idade" estão obrigados à abstinência (cânon 1251); porém, o Código não oferece uma explicação da abstinência em si. Sobre o comer ou não carne  Don Itamar explica que o correto é se preocupar com  as pessoas.
 

 “Recomendamos que durante o período da quaresma as pessoas olhem mais para os necessitados. O jejum para a igreja católica não tem uma dimensão pessoal, mas sim de solidariedade. Quem deixa de comprar e comer carne não priva-se apenas  deste alimento, mas de aplicar o dinheiro que se gastaria comprando carne para ajudar uma pessoa necessitada. Comer ou não comer carne é muito secundário o importante é olhar as necessidades do nosso irmão”.

 

Programação
 

Catedral Senhora Santana

Missa às 7h – imposição das cinzas

Missa ás 19h – imposição das cinzas e lançamento da campanha da fraternidade

Em outras igrejas católicas – celebração de imposição das cinzas em horários  programados em cada igreja