“Missão cumprida!”. Esta é a frase que descreve bem o sentimento dos envolvidos na comitiva que levou para a capital federal as demandas e desejos da cidade conhecida como Princesa do Sertão. O sucesso da Missão Brasília foi celebrado na manhã desta quinta-feira (25) em um evento na Câmara de Dirigentes Lojistas de Feira de Santana (CDL).
A iniciativa reuniu políticos, autoridades locais e cerca de 300 empresários que fizeram durante três dias uma espécie de romaria em gabinetes, auditórios e salões em busca de apoio para uma lista com diversos projetos que o grupo acredita serem indispensáveis para o desenvolvimento de Feira de Santana.
Lista de desejos
Na pauta, desejos audaciosos, mas proporcionais ao tamanho que a cidade possui. Feira de Santana ostenta títulos invejáveis, como o de ser a 3ª maior economia do estado, ter uma extensão territorial superior à de Salvador e possuir uma população maior do que ao menos outras oito capitais.
Na lista de desejos da Missão Brasília para o município constam a construção de um hospital geral para tratamento do câncer, a criação da Universidade Federal de Feira de Santana, a ampliação da pista do aeroporto, a ampliação do sistema de esgotamento e a autorização para a segunda etapa das obras de requalificação do Centro Industrial Subaé.
“Foram pautas extremamente importantes. Nós plantamos uma semente, uma semente que foi plantada de uma forma que gerou muito impacto. O que a gente pode dizer, num bom sentido, é que os empresários lá invadiram Brasília. Nós tivemos realmente uma participação muito forte e a Missão Brasília teve uma aceitação extremamente positiva”, disse Juscelino Brito, presidente da CDL.
2027 é logo ali
Brito disse com exclusividade ao Acorda Cidade que, visto o comportamento das três edições da Missão Brasília, onde o volume de integrantes saiu de cerca de 80 na primeira edição para 300 na última, a expectativa é que a próxima comitiva, que ocorrerá em 2027, bata o recorde estabelecido na realizada neste ano.
“O que nós fizemos lá foi um ato de cidadania que não tem tamanho, um ato de cidadania que não existe em lugar nenhum do mundo com uma mobilização dessa. Mostrou a força de Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia. Os políticos [de Brasília] ficaram impressionados com a mobilização em prol do crescimento da sociedade”, concluiu Brito.
Apoio do quarto Poder
Genildo Melo, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (Acefs), também participou do evento que apresentou um balanço sobre a Missão Brasília. Em entrevista ao Acorda Cidade, ele ressaltou o apoio da imprensa feirense durante a comitiva.
“Nós ficamos muito felizes com a participação de diversos programas, diversos jornalistas, radialistas que estiveram conosco. Portanto, foi um momento extraordinário de junção de forças no sentido de apoiar e trazer para Feira de Santana tudo aquilo que nós nos propomos. Então, estou muito feliz, tenho certeza absoluta de que a participação da imprensa ajudou bastante”, finalizou Genildo.
Leia também:
Em Brasília, vereador Silvio Dias solicita reativação da base aérea da PRF na Bahia
Feira de Santana pode ganhar um Hospital Geral do Câncer, anuncia deputado Zé Neto
Com informações do repórter Ney Silva, do Acorda Cidade
Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão da jornalista Jaqueline Ferreira, ambos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram