Criada há três anos, a Missão Brasília é uma iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Feira de Santana, em parceria com o deputado federal José Neto, que leva, sempre em setembro, na semana do aniversário de emancipação político-administrativa do município, diversos representantes da cidade à capital federal para defender, no Congresso Nacional, os interesses da Princesa do Sertão.
A comitiva busca chamar a atenção para o potencial de Feira de Santana, destacando a necessidade de mais recursos para impulsionar o desenvolvimento em diferentes segmentos da economia local.
Neste ano a ação reuniu mais de 300 pessoas, entre empresários, comunicadores, vereadores, secretários estaduais, deputados federais e estaduais, o governador Jerônimo Rodrigues, o prefeito José Ronaldo de Carvalho, vereadores e representantes da sociedade civil.
Eles chegaram a Brasília na terça-feira (16), e participaram nesta quarta (17), de uma Sessão Solene em homenagem aos 192 anos de Feira de Santana, realizada no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados.
Na oportunidade foram reforçadas a necessidade de a cidade ter empreendimentos para o desenvolvimento da cidade e cuidados da população como a implantação do Hospital Baiano de Oncologia, a criação da Universidade Federal em Feira de Santana, um novo anel de contorno, uma ferrovia, a requalificação do aeroporto, a segunda etapa das obras de requalificação do Centro Industrial Subaé (CIS Tomba), a ampliação do sistema de esgotamento sanitário da Bacia do Pojuca e a construção de um novo batalhão da Polícia Militar, entre outros.
Além da sessão solene também houve encontros com autoridades do Poder Executivo Federal, a exemplo do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A ele foi apresentada a proposta de implantação do Hospital Baiano de Oncologia. O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, também recebeu a comitiva e tratou sobre o fortalecimento do comércio, da indústria e dos serviços.
“A iniciativa demonstra que, quando a cidade se mostra ativa e engajada, ela se torna visível e atrai olhares para o seu potencial”, declarou em entrevista ao Acorda Cidade o prefeito José Ronaldo de Carvalho.
O deputado federal Zé Neto foi quem apresentou o documento com pautas que visam melhorias para a cidade. “São pedidos de infraestrutura e a gente entrega esses pedidos ao governo federal. Visitamos vários ministérios e estamos em unidade coesa em prol de Feira de Santana”, afirmou ao Acorda Cidade.
O governador Jerônimo Rodrigues participou de todas as celebrações da Missão Brasília, em homenagem à Princesa do Sertão. Segundo ele, o ato simboliza não apenas a memória dos 192 anos de emancipação política, mas também a necessidade de seguir celebrando as conquistas e projetando novos avanços para a segunda maior cidade da Bahia. “Feira é uma cidade que representa muito bem a riqueza cultural, econômica e os desafios que as cidades brasileiras enfrentam”, disse Jerônimo durante o discurso no qual ressaltou o papel central do município na história e no desenvolvimento do estado.
O presidente da CDL-Feira, Juscelino Brito, ressaltou a força da mobilização: “A Missão Brasília nasceu do desejo de reunir todos em torno de um objetivo comum: defender os interesses de Feira de Santana e abrir caminhos para novos investimentos que assegurem o desenvolvimento da nossa cidade. Esta ação é inédita em sua abrangência e ousadia”, afirmou.
A missão segue até esta quinta-feira, 18 de setembro, aniversário da cidade.
Leia também:
Em Brasília, vereador Silvio Dias solicita reativação da base aérea da PRF na Bahia
Feira de Santana pode ganhar um Hospital Geral do Câncer, anuncia deputado Zé Neto
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.