Imagem de São Miguel Arcanjo
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A programação da visita da imagem peregrina de São Miguel Arcanjo em Feira de Santana foi encerrada na manhã deste sábado (25) com uma missa no Santuário Arquidiocesano de Santo Antônio. O momento marcou o fim de uma intensa jornada de fé, que reuniu fiéis de diversos municípios e contou com uma série de atividades religiosas.

Imagem de São Miguel Arcanjo
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

De acordo com o reitor do Santuário, Frei Liomar Pereira, a programação começou com uma carreata que saiu da Noide Cerqueira em direção ao Santuário Senhor dos Passos, passando pela Catedral Metropolitana de Sant’Ana e pela Fundação Santo Antônio. A imagem seguiu em procissão até o Santuário Arquidiocesano, onde foi realizada a consagração pelo arcebispo metropolitano, Dom Zanoni Demettino Castro.

Frei Liomar Pereira
Foto: Lucas Ribeiro

“Depois do ato de consagração, tivemos a Santa Missa, shows, louvores, palestras, o Terço do Combate e o Rosário. Agora encerramos esse momento celebrativo com a celebração eucarística”, explicou o frei.

Ao falar sobre o simbolismo do arcanjo, Frei Liomar destacou que São Miguel é reconhecido como um poderoso protetor espiritual.

Imagem de São Miguel Arcanjo
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Ele é uma figura bíblica que nos recorda que ninguém é como Deus. É São Miguel quem nos defende no combate contra o mal, o pecado e o demônio”, afirmou.

Para os fiéis, o evento foi marcado por emoção e renovação da fé. A devota Áurea Campos destacou a importância de participar desse momento religioso.

Devota de São Miguel Arcanjo
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“É uma grande honra e um merecimento poder estar aqui acompanhando todo esse louvor e adoração. Para Feira de Santana é uma oportunidade única. Cada pessoa deve guardar esse momento no coração e crescer com ele, tornando-se mais santa e misericordiosa”, disse.

Imagem de São Miguel Arcanjo
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Ela acrescentou que a celebração reforça a confiança no santo. “São Miguel é um grande protetor e devemos nos confiar a ele, pedindo que nos livre e defenda a cada momento de nossas vidas.”

O guardião do Santuário, Frei Jorge Rocha, ressaltou a expressiva participação popular nas celebrações.

Frei Jorge Rocha
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“O Santuário esteve superlotado desde ontem. Isso mostra uma grande demonstração de fé, alegria e adesão à Igreja Católica. É um marco para Feira de Santana e um exemplo de como o povo tem sede de Deus”, afirmou.

Frei Jorge também explicou que a devoção aos santos é uma forma de aproximação com Deus.

Imagem de São Miguel Arcanjo
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Nenhuma devoção termina no santo. São Miguel e Santo Antônio são caminhos que nos conduzem à Trindade Santa. Nós não adoramos imagens, mas veneramos os santos como páginas do Evangelho escritas no coração da humanidade”, destacou.

Imagem de São Miguel Arcanjo
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Com a missa de encerramento, Frei Jorge informou que a imagem peregrina segue agora para a Diocese de Alagoinhas, onde continuará sua missão de evangelização.

“Encerramos essa grande jornada de fé e já neste sábado a imagem segue viagem. É um trabalho de homens e mulheres fortes na fé, e tudo isso só é possível pela graça de Deus”, concluiu.

Leia também: Imagem peregrina de São Miguel Arcanjo chega a Feira de Santana em noite de fé e devoção

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.