192 anos da Princesa do Sertão

Missa em comemoração ao aniversário de Feira de Santana é realizada na Catedral Metropolitana

A celebração, que foi presidida pelo arcebispo Dom Zanoni, contou com a participação de diversos políticos e autoridades.

Leitura: 7 Minutos
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Na manhã desta quinta-feira (18), uma missa em comemoração ao aniversário de 192 anos de Feira de Santana foi realizada na Catedral Metropolitana de Sant’Ana. A celebração, que foi presidida pelo arcebispo Dom Zanoni Demettino Castro, contou com a participação de diversos políticos, autoridades e representantes da sociedade civil.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Cidade de conquistas

O prefeito José Ronaldo de Carvalho (União Brasil), que esteve presente na celebração, contou com exclusividade ao Acorda Cidade que Feira de Santana é uma cidade reconhecida pelas próprias vitórias, pelas conquistas sociais e pelos avanços significativos nos campos da indústria, comércio, serviços e educação.

José Ronaldo de Carvalho | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Ela é abraçada não só por nós que tivemos o prazer de aqui vir morar, mas também por aqueles que aqui tiveram o prazer de nascer. Ela é uma cidade que tem uma história de grandes lutas, de grandes conquistas e, com certeza, vai continuar avançando, vai continuar crescendo, vai continuar evoluindo e vamos superando os obstáculos que vão aparecendo”, disse o prefeito.

| Foto: Ed Santos / Acorda Cidade

Feirense de ❤️

José Ronaldo lembrou que não é um feirense nato, mas que há muitos anos escolheu morar e amar Feira de Santana. O prefeito, que está no 5º mandato à frente da cidade conhecida como Princesa do Sertão, é natural do município baiano de Paripiranga.

Vim para Feira de Santana com 17 anos e estou aqui até hoje e daqui só vou sair para a morada eterna. Vamos todos nós colaborar com a cidade. Uma das grandes colaborações que podemos dar a ela é não jogar lixo na rua. Isso é uma grande colaboração que nós, feirenses, podemos fazer. Nós precisamos realmente cuidar da cidade, amar a cidade, não quebrar nada, não destruir nada e cuidar dela. É a cidade onde a gente mora”, finalizou José Ronaldo.

Compromisso democrático

O arcebispo Dom Zanoni, que mora em Feira de Santana há cerca de 10 anos, também falou com o Acorda Cidade que se sente muito bem acolhido pela Princesa do Sertão. Antes da celebração da missa, o sacerdote destacou a importância da manutenção do senso de cidadania.

| Foto: Ed Santos / Acorda Cidade

“Nós somos desafiados a nos empenhar, a sociedade civil, as igrejas, os governantes, as forças políticas para o crescimento e o desenvolvimento dessa terra. Que tenha presente, sobretudo, o bem-estar e a vida do povo. Porque não há desenvolvimento quando o povo não é levado em conta. Eu creio que nós estamos vivendo, a cidade tem crescido, se desenvolvido e é chamada a despertar essa consciência da participação, da democracia, da compreensão dos direitos, da pluralidade. Isso é muito valioso”, disse Dom Zanoni.

Pablo Roberto | Foto: Ed Santos / Acorda Cidade

“Esse é um momento de muito simbolismo para todos nós. Comemorar os 192 anos dessa cidade que é feita de gente, construída por gente, onde o seu povo trabalha muito para ver Feira de Santana levada a cada dia nos enche de orgulho. Então, nós já estamos aqui na Catedral de Sant’Ana, com toda a equipe do governo, com a população de modo geral, participando desse momento que, com certeza, é a data mais forte que temos aqui na cidade”, disse Pablo Roberto, secretário municipal de Educação e vice-prefeito de Feira de Santana.

Coração divido

Joilton Freitas, secretário municipal de Comunicação de Feira de Santana, também está na lista dos apaixonados pelas cidades que o destino reservou o nascimento em outros locais. Ao Acorda Cidade, o secretário disse que se considera muito mais feirense do que santamarense.

Joilton Freitas | Foto: Ed Santos / Acorda Cidade

“Graças a Deus. É porque eu digo que minha família é daqui, a família de minha mãe é toda de Feira de Santana. Eu nasci lá na fazenda, em Oliveira dos Campinhos, e, portanto, registrado lá em Santo Amaro. Mas minha vida toda, a família aqui em Feira de Santana. É um orgulho imenso ser de Feira de Santana e hoje estar comemorando aqui, junto com todos, 192 anos de emancipação política”, disse o secretário.

Crescimento da aniversariante

Outra autoridade que esteve presente na missa foi o secretário de Planejamento de Feira de Santana, Carlos Brito. Ao Acorda Cidade, o contabilista, que também é professor universitário, fez um apanhado histórico dos grandes eventos da cidade e ressaltou que ela ainda pode crescer muito.

Carlos Brito | Foto: Ed Santos / Acorda Cidade

“Ela tem que crescer porque Feira é uma cidade que tem 247 quilômetros quadrados da sua área urbana. Se for considerar o território dela, tem 1.340, mais ou menos. Ela tem muito a crescer. Agora estamos trabalhando, no governo Zé Ronaldo, o ponto-chave da nossa vida agora é trabalhar a verticalização com a abertura de novas avenidas, com novos vetores”, concluiu Brito.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão do jornalista

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram