Feira de Santana

Ministério do Desenvolvimento Agrário entrega retroescavadeiras

Segundo o delegado do Ministério, em 2011 e 2012 o governo federal destinou a Bahia 91 retroescavadeiras beneficiando 93 municípios baianos.

 

Daniela Cardoso
 
Devido aos impactos causados pela seca na Bahia, o Governo Federal desenvolveu ações para melhorar a vida do homem do campo. Nesta sexta-feira (6) o delegado do Ministério de Desenvolvimento Agrícola, Wellington Resende, esteve em Feira de Santana para entregar 31 retroescavadeiras. O município não foi beneficiado, pois de acordo com ele, um dos critérios, é a cidade ter menos de 50 mil habitantes.
 
“O critério inicial foram os municípios com menos de 50 mil habitantes e a novidade é que os municípios não contemplados irão receber as retroescavadeiras no ano de 2013. Feira de Santana ficou de fora, porque têm mais de 50 mil habitantes”, explicou.
 
Segundo o delegado do Ministério, em 2011 e 2012 o governo federal destinou a Bahia 91 retroescavadeiras beneficiando 93 municípios baianos. Ele lembrou que 60 retroescavadeiras foram entregues no mês de abril e que existe uma ação complementar que é uma emenda parlamentar de bancada, onde serão entregues retroescavadeiras e moto niveladoras com o propósito de possibilitar o trabalho rural.
 
“Estamos cumprindo o ciclo final da primeira etapa da entrega de máquinas do PAC 2. A seca impactou diretamente a capacidade produtiva, pois houve perda de rebanho e de safra. Felizmente nós temos políticas estruturantes para minimizar essas perdas”, disse.
 
Garantia Safra
 
Sobre o benefício garantia safra, Wellington Resende informou que aproximadamente 155 municípios fizeram a adesão e em média 86 mil famílias foram beneficiadas. “Esse é balanço que a gente tem até então. O valor é de 640 reias em quatro parcelas para cada família. Ao acessar o crédito, automaticamente, o agricultor familiar faz a adesão e se faz um fundo que é destinado a essas famílias em época de perda. É isso que está acontecendo agora com essas 86 mil famílias que estão em processo de liberação desses recursos”, afirmou
 
As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade