Feira de Santana

Mercado de Arte Popular volta a funcionar

O secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico Antonio Carlos Borges Junior falou sobre esse novo momento para os comerciantes de artesanato da cidade.

Rachel Pinto

Reaberto nesta segunda-feira (04), o Mercado de Arte Popular (MAP) voltou a atender o público de Feira de Santana. No primeiro dia de funcionamento nem todos os boxes abriram, uma vez que alguns comerciantes ainda estavam levando móveis para os seus espaços de trabalho. O secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico Antonio Carlos Borges Junior falou sobre esse novo momento para os comerciantes de artesanato da cidade.

Leia tambémChuva: após reforma telhado do Mercado de Arte popular apresenta goteiras
 

“Estamos reabrindo o Mercado de Arte para o público em geral. Nós entregamos no dia 29, com a presença do Prefeito José Ronaldo, diversas autoridades, vereadores, secretários e a sociedade civil organizada e hoje a comunidade e os permissionários se apresentam de forma definitiva aqui no local. É um novo modelo de gestão e a própria Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico colocará aqui o departamento de turismo, que terá a gestão compartilhada com a Associação do Mercado de Arte”, disse.

Ainda segundo o secretário, o mercado contará também com um regimento interno que definirá o horário de abertura, de fechamento, as adequações dos banheiros, organização da limpeza e também a organização dos permissionários. A obra foi reinaugurada com uma estrutura totalmente renovada com reformas do telhado, reforma hidro sanitária e elétrica.

“O mercado está com uma estrutura renovada, de adequação ao novo modelo de gestão que está sendo implementado. A gente fica feliz em ver os permissionários felizes, os visitantes elogiando e feliz também porque a comunidade tem um novo local para fazer o desenvolvimento do turismo de negócios da cidade”, explicou.

Além de todas as mudanças na estrutura, o Mercado de Artes foi reaberto com uma proposta de fortalecimento e incentivo à cultura local e regional. Diversas apresentações culturais e artísticas já aconteceram no espaço e a previsão é que seja mantida uma agenda de atrações o ano inteiro. Para o presidente da Associação dos Artesãos e comerciantes do Mercado de Arte (ArtMap), Ronildo Carlos Silva é importante que o mercado tenha um movimento cultural.

“É um projeto cultural para o ano inteiro. Para isso, contratamos uma produtora de cultura e a proposta e que sejam promovidos concursos de novos talentos, oficinas e apresentações no palco. A expectativa é a melhor possível, o Mercado de Arte é uma obra aguardada ansiosamente, não só por nós permissionários, como pelos nossos amigos, nossos clientes, os cidadãos feirenses em geral e até das cidades circunvizinhas. Estaremos aqui prestando o melhor serviço possível para todos”, finalizou.

As informações e fotos são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade