
No bairro Sítio Novo, em Feira de Santana, moradores temem a queda de um poste danificado. O equipamento fica localizado próximo a residências, e com a aproximação das chuvas de verão, normalmente acompanhadas de trovões e raios, a preocupação de quem mora na região tem aumentado.
Maria José, que reside no local há cerca de 33 anos, relatou em entrevista ao Acorda Cidade que, desde o início, o poste já apresentava rachaduras, e a situação tem piorado. Ela teme que o poste possa cair em cima de sua casa.
“Há mais de 33 anos esse poste está nessa situação. Fica em frente à minha residência, e precisa ser substituído”, afirmou.
De acordo com a moradora, já foram tentadas diversas soluções, mas nada foi resolvido até o momento. Luiz Carlos, marido de Maria José, também relatou que o poste tem dado sinais de instabilidade.
“Está estalando. Todo dia colocam algum fio novo de internet, o que vai tensionando ainda mais. Então vem essas ventanias loucas e estoura tudo. O poste está todo comprometido”, disse.

Risco para pedestres
Irailda Almeida, outra moradora das proximidades, destacou que o risco vai além das residências. Quem transita pela região também está com medo da situação.
“Dá medo tanto para quem mora aqui quanto para quem passa por perto. Crianças passam aqui, a gente também. Se esse poste cair, vai ser uma tragédia para todo mundo”, lamentou.
O poste está localizado próximo à Igreja Quadrangular do bairro Sítio Novo, aumentando ainda mais o fluxo de pessoas na área.
O que diz a Coelba
A produção do Acorda Cidade entrou em contato com a Neoenergia Coelba, que informou que irá encaminhar uma equipe ao local para verificar a estrutura e adotar as medidas cabíveis.

Situação também preocupa em outras regiões
O problema com postes em condições precárias não se restringe ao bairro Sítio Novo. Estradas que ligam Feira de Santana a cidades da região também apresentam postes danificados ou inclinados, assustando quem precisa transitar nesses locais.
Na BA 866, estrada entre Feira de Santana e Retiro de Coração de Maria, há relatos de postes inclinados que estão em iminente risco de queda. Um ouvinte do Acorda Cidade descreveu a situação.

“Alguns postes estão praticamente a 30 graus do solo. Estão dentro de pastos, geralmente com fios de internet, e dois deles estão em uma situação bem complicada.”
Além disso, quem passa pela BA-878, que dá acesso à praias como Cabuçu e Bom Jesus dos Pobres, partindo do entroncamento com a BR- 420, em Santo Amaro, também encontra postes com estruturas comprometidas. Um ouvinte do Acorda Cidade registrou a situação.

“A maioria dos postes está inclinada. Se cair em cima de um carro, pode causar uma tragédia e morrer alguém.”
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.