Feira de Santana
Mais de 3 mil pessoas já adquiriram o cartão Minha Casa Melhor em Feira de Santana
O gerente regional de atendimento ao cliente da Caixa, Ismael Boaventura Neto, explicou os benefÃcios do cartão Minha Casa Melhor.
Daniela Cardoso
A Superintendência da Caixa Econômica Federal (CEF) já conseguiu emitir mais de 3 mil cartões do Programa Minha Casa Melhor, em Feira de Santana. Com esse cartão, as pessoas que têm unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida podem adquirir móveis e eletrodomésticos financiados, no valor de até 5 mil reais.
O gerente regional de atendimento ao cliente da Caixa, Ismael Boaventura Neto, explicou os benefícios do cartão Minha Casa Melhor. De acordo com ele, 11% dos cartões do Estado da Bahia, foram contratados na cidade de Feira de Santana.
“O cartão é o meio de pagamento de um empréstimo no valor de 5 mil reais voltado para os mutuários do Minha Casa, Minha Vida. O grande diferencial para as pessoas do programa é a condição de adquirir esse financiamento independente da situação cadastral. O único impedimento que ele tem para ter acesso a esse crédito é caso esteja em atraso no pagamento das prestações da sua casa do Minha Casa, Minha Vida”, afirmou.
Segundo informou o gerente regional, o pagamento do empréstimo é feito em até 48 vezes, com a taxa de juros de 5% ao ano. “Para se ter uma ideia, a pessoa pega 5 mil reais e paga 5.200 reais, no final de 4 anos. Então é muito pouco e a pessoa tem a condição de comprar móveis e eletrodomésticos para sua casa”, destacou.
De acordo com Ismael, as lojas que aderem ao programa Minha Casa Melhor se comprometem a, no momento do fechamento da compra, dar um desconto de 5% em cima do valor da nota fiscal. Em Feira de Santana mais de 20 lojas estão cadastradas no programa. A lista completa com os nomes das lojas está disponível no site da Caixa Econômica Federal, ou pode ser consultada através do telefone 0800 726 8068.
Limite de valor
Para efetivar a compra, os produtos devem estar dentro do valor estipulado pela Caixa. “A compra é extremamente simples. A pessoa chega à loja e escolhe o produto, que tem um limite de valor. A pessoa não pode comprar, por exemplo, uma TV que custa 2 mil reais. Essa tabela com os valores está disponível em todas as lojas e também no site da Caixa”, informou o gerente regional.
Quem pode ter o cartão
Além dos mutuários do Minha Casa, Minha Vida, outras categorias também podem ter o cartão Minha Casa Melhor. Segundo o gerente regional da Caixa, Ismael Boaventura, todas as pessoas dos empreendimentos chamados de 0 a 3, que são aqueles para os quais as pessoas se inscreveram nas prefeituras, podem ter o cartão.
Ainda de acordo com Ismael, pessoas de 3 a 10 salários, que são daqueles empreendimentos que tiveram benefício do Minha Casa, Minha Vida , mas que foram comercializados junto às construtoras, também têm direito ao benefício. O gerente ainda deu outro exemplo de pessoas que podem ter o cartão.
“O benefício também está disponível para as pessoas que adquiriram um imóvel novo em uma construção isolada. Por exemplo, uma pessoa construiu uma casa em um terreno que já tinha e depois vendeu a um preço que se enquadra no programa Minha Casa, Minha Vida. Além disso, o comprador também precisa ter a renda que se enquadra no perfil do programa”, explicou.
As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Assuntos