Acorda Cidade
As pessoas ou famílias que estejam de passagem pela cidade, mas em estado de vulnerabilidade social, dispõem de um hotel na cidade oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. O projeto é denominado de Casa de Passagem e atendeu 105 pessoas em 2010.
Segundo a assistente social, Giana Carla Reis, o serviço é oferecido apenas para as pessoas que estão de passagem na cidade. “Muitas pessoas chegam à cidade, mas não possuem parentes em Feira e não tem condições financeiras para retornar a sua terra natal” explica.
Ela ainda informa que cada situação é analisada e verificada conforme os dados colhidos na triagem. “As pessoas e famílias que nos procuram muitas vezes tiveram os documentos extraviados ou perdidos. Elas são cadastradas na Secretaria, e logo após são acolhidas e encaminhadas para um hotel com a garantia do pernoite e das três refeições” conta.
A secretaria de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio, afirma que esta é mais uma conquista promovida pela Prefeitura, visando assegurar a inclusão social. “O acolhimento é muito importante para que as pessoas não fiquem na rua, pedindo esmola e donativos para sobreviver. É bom chegar ao hotel, ter refeições dignas e encontrar esse apoio que eleva a auto-estima dos nossos visitantes” declara.
O projeto Casa de Passagem foi iniciado em dezembro de 2009. A Secretaria de Desenvolvimento Social fica localizada na Av. Getúlio Vargas, nº 3417, no bairro Santa Mônica. Mais informações através dos telefones (75) 3221.3439 ou 3221- 9292. As informações são da Secom