Ney Silva

Os homens numa demonstração de que estão se conscientizando da importância do toque retal e do exame Antígeno Prostático Específico (PSA) para constatar alguma a normalidade na próstata compareceram em grande número na manhã desta quarta-feira (4) no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com o objetivo de participar da abertura do Novembro Azul.

O evento contou com a presença do prefeito José Ronaldo, da secretária municipal de Saúde, Denise Mascarenhas, e a coordenadora do Programa de Saúde do Homem da SMS, Kátia Simone Ramos.

Em discurso, o prefeito José Ronaldo enfatizou a necessidade de os homens fazerem os exames para se prevenirem do câncer de próstata. “Eu vejo a presença maciça dos homens para se beneficiarem dos procedimentos relativos aos cuidados com a saúde”, afirmou. Ele lembrou que no ano passado a campanha atendeu 15 mil homens.

A enfermeira Kátia Simone Ramos informou que a campanha é uma mobilização para conscientizar todos os homens que eles precisam se prevenir do câncer de próstata. “O que a gente deseja neste mês de novembro e atender o maior número possível de homens e para isso vamos em busca deles para fazer os atendimentos”, ressaltou.

Ela disse também que as consultas e os exames serão realizadas em todas as unidades da prefeitura sem necessidade de uma marcação prévia. “As enfermeiras estão orientadas a fazer esse atendimento e solicitar os exames de laboratórios conveniados pelo SUS”, disse Kátia. A enfermeira informou ainda que o Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPH), administrado Santa Casa de Misericórdia, também está inserido no programa e ficará responsável pelos exames de média e alta complexidade.