Maioria dos casos de abuso sexual contra crianças acontece no âmbito familiar
De acordo com a coordenadora do Creas, é preciso mostrar para a sociedade que o abuso é uma realidade, e que infelizmente é uma situação que reproduz impactos negativos na vida das crianças e dos adolescentes.
Maioria dos casos de abuso sexual contra crianças acontece no âmbito familiarMaioria dos casos de abuso sexual contra crianças acontece no âmbito familiarMaioria dos casos de abuso sexual contra crianças acontece no âmbito familiarMaioria dos casos de abuso sexual contra crianças acontece no âmbito familiar
Daniela Cardoso
Umacaminhadafoirealizadanatardedestasegunda-feira (13), em Feira de Santana, peloDiaNacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Michele Lustosa, coordenadora do Centro Regional Especializado em Assistência Social (Creas) Baraúnas, ressaltou a importânciadamobilização.
De acordo com a coordenadora, éprecisomostrarpara a sociedadeque o abusoéumarealidade, e queinfelizmenteéumasituaçãoquereproduzimpactosnegativosnavidadascrianças e dos adolescentes. “Éimportanteque as pessoasdenunciem”, frisou, lembrandoqueessadenúnciapodeseranônima.
Michele Lustosainformouquemuitoscasos, inclusive dos quesãoatendidospeloCreas, começam no âmbito familiar. “Muitasvezes o pai, um irmão, ou um primoé o agressor. O abusonãoacontecenecessariamenteexternoà família.”
O Crastrabalha com a prevenção e o Creastrabalha com a violência em si, explicou a coordenadora. “As crianças e osadolescentesquesofremessetipo de violênciasãoacompanhadospeloCreas e tem um atendimentopsicossocial e jurídicocontinuadonaperspectivadareversão dos traumas causadospela violência.”
No anopassado, foramregistradosnacidade 129 casos de abuso e exploração sexual infantil, sendo 22 de abuso sexual a crianças do sexomasculino, 76 do sexofeminino, 14 casos de exploração sexual a crianças do sexomasculino e 17 do sexofeminino. Em janeiro e fevereirodesteanoforamregistrados 9 e 5 casos, respectivamente.
O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, tambémfalousobre o papel do Creas e do Cras e ressaltouquetodosdevem se empenharnessaluta. “Éumaviolênciainadmissível. Issoéintolerável e sóseráresolvido com a mobilizaçãodasociedade. As famíliasdevemacompanharseusfilhos e em caso de suspeita, devemtomarprovidências. O governotem a obrigação de ajudarparaassimevitarqueessetipo de violênciaaconteça. O Creas e o Crastempapel fundamental nessaluta”.
As informaçõessão do repórterNey Silva do AcordaCidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.
Termos de Uso
e
Política de privacidade