O mês de maio é marcado pela campanha Maio Amarelo, que promove a conscientização para a segurança no trânsito. Em Feira de Santana, além dos cuidados com motoristas e pedestres, cresce a preocupação com acidentes envolvendo animais nas principais vias da cidade.
Dados da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) apontam uma média de três acidentes desse tipo por mês. No entanto, o superintendente Ricardo da Cunha destaca que o número real pode ser maior, já que a estatística se baseia apenas nos casos notificados.
Apenas no mês de abril, cinco animais foram atropelados em diferentes pontos da cidade. Ao Acorda Cidade, Mirza Cordeiro, coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), apontou que dois casos ocorreram na Avenida Noide Cerqueira, dois na BR-116 Norte e um na Avenida de Contorno, próximo ao bairro Feira IX.
Para a presidente da Associação Protetora dos Animais (APA) de Feira de Santana, Sandra Lima, a campanha do Maio Amarelo é um alerta. “O objetivo é a conscientização. As pessoas não têm o hábito de parar para as pessoas na faixa, imagina para os animais. Eles atravessam com a inocência de uma criança.”, afirma. Sandra Lima ainda destaca sobre o estado em que os animais vítimas de atropelamento chegam na associação. “Sabemos que muitos cães e gatos são mortos por atropelo. Estamos com uma cadela que quebrou as duas pernas e foi deixada na pista, nem socorrida foi.”
A presidente da APA também cobra por uma uma melhor estrutura nas vias urbanas do município. “ A cidade precisa de uma sinalização mais efetiva, faixas estão apagadas. Precisamos muito de conscientização não só no Maio Amarelo, mas durante todo o ano. Mudar essa conduta de primeiro eu passo pelo sinal vermelho, depois o pedestre que tente passar, e por último, os animais que se virem.”
O que fazer ao presenciar um atropelamento de animal
Ao atropelar ou avistar um animal atropelado, notifique imediatamente as entidades responsáveis, pelo número 156. E, se possível, preste os primeiros socorros. Em casos de óbito, a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), através do serviço de remoção também deve ser solicitada para evitar novos acidentes.
Matéria escrita pelo estagiário de jornalismo Davi Cerqueira, sob supervisão da jornalista Andrea Trindade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.