Feira de Santana

Mães reclamam do atendimento no Hospital Estadual da Criança

A reportagem do site Acorda Cidade tentou um contato com a diretora técnica do HEC, Edilma Reis, mas não obteve êxito. A assessoria de comunicação do hospital foi informada da situação ainda na noite desta quarta-feira e garantiu que as reclamações vão ser avaliadas e que nas próximas horas a situação vai ser esclarecida.

Mães reclamam do atendimento no Hospital Estadual da Criança Mães reclamam do atendimento no Hospital Estadual da Criança Mães reclamam do atendimento no Hospital Estadual da Criança Mães reclamam do atendimento no Hospital Estadual da Criança

Ney Silva

O atendimento no setor de emergência do Hospital Estadual da Criança (Hec), foi alvo de muitas reclamações nesta quarta-feira(20). Segundo algumas mães, houve demora para avaliação das crianças durante todo o dia e principalmente no período da noite. Por volta das 20h30 dezenas de crianças que chagaram pela manhã ainda não tinham sido avaliadas por um pediatra. Com fome e sentindo dores, elas choravam deixando suas mães revoltadas.

A dona de casa Aline Santos chegou com a filha por volta das 11h. Segundo ela, a criança estava sem comer e sem dormir e até por volta das 21h não tinha conseguido uma avaliação na emergência. “Estou em casa com o marido e um filho me esperando. Será que eu não tenho  que fazer?”, questiona.

Ela também estava preocupada em ter que sair muito tarde do hospital arriscando-se a violência. “Os médicos dentro ficam batendo papo e segundo o segurança ele estava jantando. Será que ele não tem comida em casa?” perguntou.

Com uma filha apresentando um quadro de diarréia, a também dona de casa Kezia Brito de Jesus estava com a filha desde ás 14h aguardando um atendimento. passava das 20h e não havia previsão de quando ela seria avaliada. “Eu acho que não tinha médico porque teve mãe que chegou ás 12h e ainda o filho não foi atendido”, observou.

A reportagem do site Acorda Cidade tentou um contato com a diretora técnica do HECEdilma Reismas não obteve êxito. A assessoria de comunicação do hospital foi informada da situação ainda na noite desta quarta-feira e garantiu que as reclamações vão ser avaliadas e que nas próximas horas a situação vai ser esclarecida.

 

Coordenador do HEC diz que hospital tem grande demanda 
 
O coordenador da emergência pediátrica do Hospital Estadual da Criança (HEC), Celso Eduardo Avelar Freire Santana, disse durante o Programa Cidade que desde que o HEC foi inaugurado, ele foi programado para atender casos de crianças graves.
 
“Ali tem vagas de UTI e atualmente tem oito crianças internadas. Vários pacientes da região de Feira de Santana, que é cortada por três BRs, são atendidos naquele hospital. Quando ocorre um acidente, por exemplo, a criança é atendida sem a necessidade da regulação”, afirmou.
 
O coordenador explicou que quando a equipe começa a atender, as enfermeiras fazem uma classificação de risco para priorizar o atendimento dos casos mais graves. Ele afirmou que “as mães têm razão em reclamar, mas não com o hospital que, não tem responsabilidade em atender baixa complexidade, devido a demanda”, declarou
 

Fotos: Ney Silva/Acorda Cidade