Renovação do RG

Limite de senhas para renovação do RG no SAC causa filas e frustração entre moradores

O gerente do SAC Feira II, Isaac Miranda, confirmou que a cota diária é de 100 senhas para o atendimento presencial.

SAC Feira Centro II
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

A manhã desta quinta-feira (4) foi marcada por longas filas e reclamações no SAC Feira Centro II, localizado próximo do Terminal Rodoviário de Feira de Santana. Apenas 100 senhas foram distribuídas para o serviço de emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), deixando dezenas de pessoas sem atendimento.

Entre elas está Maria de Fátima Santos, que precisa renovar o documento para retirar medicamentos na farmácia da prefeitura.

“Minha identidade está vencida, tomei os últimos comprimidos hoje cedo e dependo desse documento para conseguir os remédios”, contou, visivelmente preocupada. Ela relatou ter chegado às 6h, mas já não havia mais senhas disponíveis.

Situação semelhante enfrentou Rivalci da Silva, moradora do bairro Parque Lagoa Subaé.

“Cheguei às 5h da manhã e já encontrei mais de 100 pessoas na frente. Isso é um absurdo. Vou ter que voltar amanhã”, lamentou.

A dificuldade também tem afetado pessoas com doenças crônicas. Sidneya Bastos, que sofre de fibromialgia e faz uso de diversos medicamentos controlados, disse que tenta há meses renovar o documento.

SAC Feira Centro II
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Todos os dias ligo para o SAC e nunca consigo vaga. Já fui a outros postos em busca de atendimento e até paguei transporte emprestado para estar aqui, mas não resolvo nada”, desabafou ao Acorda Cidade.

Yasmin Batista, também ficou sem senha. Segundo ela, a interpretação de que o atendimento seria por ordem de chegada gerou frustração.

“Cheguei cedo, mas só distribuíram 100 senhas. Muita gente veio de longe, inclusive idosos, e acabou ficando sem atendimento”, disse.

O gerente do SAC Feira II, Isaac Miranda, confirmou que a cota diária é de 100 senhas para o atendimento presencial, em modelo híbrido implantado desde o dia 2 de setembro.

SAC Feira Centro II
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Sabemos que a demanda é maior, mas não temos condições de atender todos. Pedimos paciência à população. Em alguns casos urgentes, conseguimos encaixar exceções”, afirmou.

Segundo ele, a distribuição das senhas ocorre entre 6h15 e 6h20 para evitar tumultos, já que o posto atende outros serviços além da emissão de RG. O horário oficial de funcionamento é das 7h às 18h.

Para emitir a nova CIN, o documento principal exigido é a certidão de nascimento ou casamento original e atualizada. O cidadão também pode optar por incluir informações adicionais, como número da CNH, tipo sanguíneo, cartão do SUS e título de eleitor.

Apesar das explicações, muitos moradores que buscavam atendimento deixaram o SAC insatisfeitos e com a necessidade de retornar em outro dia.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.