Ilani Silva
O líder comunitário da localidade de Tanquinho, Fernando das Virgens Silva presenciou na manhã de quinta-feira (17) um carro pipa da empresa Via Bahia retirando água da lagoa fazenda Ribeiro, atrás do Parque de Exposição.
“Eu estava indo ao trabalho quando vi o carro pipa retirando a água, acredito que para beneficio da própria empresa. Inclusive, eles tiveram que colocar um material de cascalho para o carro ficar em determinada posição para fazer a retirada”, disse.
Ele ainda salientou que a lagoa é um patrimônio da comunidade que é utilizado como espaço de lazer, onde crianças brincam e pessoas pescam.
“Eu conheço a lagoa desde criança, ela passou por um período de seca, mas com as chuvas do ano passado encheu novamente e agora a empresa está secando o local”, comentou o líder.
O secretário do Meio Ambiente, Antônio Carlos Coelho, foi informado da denúncia através da reportagem divulgada no programa Acorda Cidade e alegou que nenhuma empresa pode fazer escoação de lagoa.
“Jamais daríamos autorização a qualquer empresa para secar uma lagoa”, informou o secretário que imediatamente acionou os fiscais de serviço público para realizar inspeção no local indicado pelo líder comunitário.
Antônio Carlos Coelho informou que providencias serão tomadas e se houver necessidade vai notificar a empresa para que suspenda imediatamente o procedimento irregular, caso contrário, novas medidas administrativas serão realizadas. As informações são do repórter Ed Santos do programa Acorda Cidade