Serviços da Prefeitura
Macrodrenagem no Panorama | Foto: Cau Preto

A drenagem da cidade de Feira de Santana foi um dos pontos apresentados no balanço realizado pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, na coletiva com a imprensa na manhã de quarta-feira (17). De acordo com o gestor, nos próximos dias deve ser publicada a licitação para realizar as obras nos bairros Campo Limpo e Baraúnas, locais que recorrentemente sofrem com alagamentos e enchentes durante fortes chuvas na cidade. O bairro Panorama também deve receber licitação para as obras de drenagem até o final de janeiro. 

O prefeito pontuou que obras de drenagem custam milhões aos cofres públicos e demandam um planejamento ainda mais detalhado sobre as áreas. 

Ele afirmou que em parte da drenagem do Campo Limpo, a prefeitura precisará construir um tunnel liner, um método não destrutivo de construção de túneis, usando chapas de aço corrugado pré-moldadas (galvanizadas ou não) que são montadas no local para criar um revestimento estrutural, suportando o solo e as cargas, inclusive, evitando acidentes entre trabalhadores. O projeto é ideal para executar obras em áreas urbanas com tráfego, com galeria de drenagem, sem que interrompa a superfície. 

Bell Marques cobra cachê milionário para tocar na Micareta de Feira 2026; prefeito diz que não pagará
Foto: Reprodução/Youtube

“São obras de milhões de reais, caríssimas. Para você ter uma ideia, parte da obra da drenagem do Campo Limpo vai ser obrigada a fazer um tunnel liner, é um tatu que faz lá embaixo sem quebrar a rua em cima. É tudo por baixo do chão.”

Segundo Ronaldo, o projeto do Campo Limpo se assemelha à construção dos túneis das avenidas Maria Quitéria e João Durval que também precisaram deste tipo de investimento. 

“Apenas uma parte do Campo Limpo vai ser obrigatoriamente com o tunnel liner, porque  se você for fazer quebrando, vai ter que fazer cinco, seis metros de profundidade e pra você fazer uma obra dessa, para escorar é difícil, pode ter um acidente e morrer pessoas, então, você tem que fazer tunnel liner.”

“Foram seis, sete meses para fazer um projeto desse, grandioso. Foi nesse ano que a gente fez um projeto Campo Limpo e Baraúnas e já está na licitação para publicar. Panorama daqui até o final de janeiro vai estar pronto para poder publicar”, finalizou o prefeito.

Confira a coletiva completa aqui:

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.