Daniela Cardoso

 
A licitação para a avenida Nóide Cerqueira está prevista para acontecer no dia 31 de maio e o início das obras no segundo semestre desse ano. O projeto básico da avenida foi discutido, mais uma vez, em audiência pública promovida pelo deputado estadual e líder do Governo, Neto (PT), na tarde desta quinta-feira (17), no auditório do colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, em Feira de Santana.
 
O projeto inicial da avenida sofreu algumas modificações e a via teve uma redução no cumprimento, que atualmente tem 8 km. De acordo com Jessé Motta, diretor de obras estruturantes da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), essa redução evitou a desapropriação de em média 63 imóveis e a redução dos custos.
 
“O canteiro maior teria o objetivo de ser utilizado para algum serviço público. Isso implicaria em mais desapropriação com um custo e um impacto maior. Como não uma previsão para a utilização desse espaço, o canteiro foi diminuído”, explicou.
 
Segundo o diretor de obras, o traçado inicial da avenida Nóide Cerqueira foi desenvolvido pelo município, e a partir daí foi desenvolvido o projeto. “Deixamos a posição que tinha sido adotada inicialmente. Na primeira audiência pública houve o questionamento, nós nos debruçamos nessa questão e verificamos que poderíamos ajustar a curva e ficar um projeto melhor”, disse.
 
Jessé Motta destacou que um dos pontos mais importantes da audiência, foi a necessidade de um planejamento urbano da área.  De acordo com ele, a construção da avenida vai mudar o desenvolvimento daquela área e por isso deve vir acoplado com uma definição municipal de planejamento urbano, para regular como deve ser feita a ocupação dos espaços. “Esse para mim foi um dos pontos mais importes dessa reunião”, salientou.
 
O deputado Neto afirmou que a audiência ajudou a população a tirar as dúvidas sobre o projeto da avenida. “A gente tem que ouvir as pessoas. Vamos construir a Noíde Cerqueira e até o dia 31 sai a licitação. Pegamos o que tinha em 2006 e modelamos, é um projeto que está pronto para ser licitado”, concluiu.
 
O primeiro debate público para discutir o projeto da Nóide Cerqueira foi realizado no dia 29 de março.
 
As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade