Feira de Santana
Liberação da primeira parcela do Garantia Safra deve sair em dezembro
Cerca de 4 mil agricultores serão contemplados com o seguro no valor de R$ 680, dividido em cinco parcelas.
Acorda Cidade
Os agricultores de Feira de Santana que perderam a safra em consequência da seca contarão com importante auxílio financeiro através do Seguro Garantia Safra. A previsão é que o pagamento das parcelas seja iniciado em dezembro deste ano, no período de 1° a 15.
A informação é do coordenador estadual do Programa Garantia Safra Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia (SEAGRI), Alexandre Contreiras. Cerca de 4 mil agricultores serão contemplados com o seguro no valor de R$ 680, dividido em cinco parcelas.
A liberação dos recursos, como explica Contreiras, depende ainda da realização da análise das perdas, que será realizada por técnicos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A análise inclui laudos amostrais emitidos pelo Instituto Nacional de Metrologia (INMET) e dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
“A Prefeitura de Feira de Santana já honrou a sua parte com o pagamento da contrapartida e o Governo do Estado com a emissão dos laudos realizados pela EBDA. O próximo passo será a análise da safra. Por fim, todas estas informações serão confrontadas”, explica.
Se as informações comprovarem perda superior a 50% da safra, como destaca o coordenador do programa, o pagamento será liberado. “Como a seca de 2012 foi propagada, o período de estiagem foi além do que se esperava, acreditamos que não haverá desacordo nos dados apresentados e os produtores rurais começaram a receber o benefício”, acrescenta. As informações são da Secom.
Assuntos