Acorda Cidade
O registro de todo volume e geração de negócios da 36ª edição da Exposição Agropecuária de Feira de Santana, realizada no Parque João Martins da Silva entre os dias 4 e 7 de setembro, foi divulgado pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, responsável pela realização de um levantamento oficial da economia na festa. O volume de negócios foi de R$ 8.252.000,00 (oito milhões e duzentos e cinqüenta e dois mil reais).
De acordo com o secretário Magno Felzemburg, isto representa um grande avanço para o município. “Este é o primeiro levantamento profissional realizado da festa e traz avanços para as edições futuras. É um marco na história da Exposição Agropecuária de Feira de Santana. Se antes sabíamos do sucesso da Expofeira, agora isto é uma certeza. Este é o grande diferencial da análise”, destaca.
O secretário também considera bastante positivo os números. “Os valores superaram todas as expectativas. Com os números de sucesso obtidos do evento, a próxima edição deve atrair ainda mais investimentos”, avalia. Magno Felzemburg destacou ainda que 1.804 empregos foram gerados durante o evento.
O relatório foi resultado de entrevistas com 295 pessoas envolvidas em atividades econômicas ao longo de todos os dias da festa. A equipe foi composta por cinco pesquisadores e dois coordenadores, que aplicaram questionários observando o sexo, a idade, escolaridade, residência, segmento econômico e renda mensal.
O levantamento aponta ainda que 77% dos negócios durante a Expofeira 2011 foi oriundo de comerciantes residentes em Feira de Santana. Os homens investiram mais, com 52% dos negócios. Quanto à idade, 35% dos negociantes possuíam faixa etária superior a 45 anos e a escolaridade mostrou que pessoas com ensino médio completo foram a maioria (40%). O ramo de alimentos foi o segmento econômico com maior número de investidores – 37% dos entrevistados. As informações são da Secom.