
Patrimônio imaterial de Feira de Santana e um dos principais eventos do calendário católico de todo o estado, a Caminhada do Perdão terá o seu lançamento oficial nesta quinta-feira (11), às 12h, no Santuário Senhor dos Passos, em celebração presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Zanoni Demettino Castro.
Na ocasião, serão apresentados, aos fiéis e à imprensa, em primeira mão, a data, o tema, a camisa oficial e o percurso da próxima edição. O lançamento marca também o início da preparação espiritual e organizativa que envolve paróquias, equipes de serviço e comunidades, alinhando os passos que antecedem o evento.
Realizada todos os anos durante o período da Quaresma, a Caminhada do Perdão mobiliza milhares de participantes das 46 paróquias do município e das cidades circunvizinhas, tendo sido idealizada ainda em 2012, durante as comemorações pelos 50 anos da Diocese. De lá para cá, o evento se consolidou como iniciativa contínua da Arquidiocese, assumindo protagonismo entre as expressões religiosas mais representativas do interior da Bahia.
O destaque da Caminhada também foi reconhecido pelo Poder Público. Em fevereiro de 2024, o projeto de lei apresentado pelo vereador Silvio Dias foi sancionado pelo Executivo, registrando o evento como bem cultural do Município, assegurando seu reconhecimento no âmbito da memória local.
Como tradição, os fiéis percorrem um grande itinerário de fé e reconciliação pelas principais ruas de Feira de Santana, animados por cantos, orações e breves momentos de reflexão, que ajudam a marcar o ritmo da Caminhada, a partir do espírito quaresmal – tempo em que a Igreja convida cada um a rever a própria vida, fortalecendo a esperança e retornando ao essencial.
O percurso realizado simboliza a decisão de sair de si e buscar uma vida reconciliada com Deus e com os irmãos, traduzindo a fé em passos concretos. Ao se conectar com o tema da Campanha da Fraternidade, que todos os anos aborda aspectos da realidade social, a Caminhada recorda que a conversão não se restringe ao interior, tampouco acontece de modo isolado, mas se expressa em um testemunho concreto diante das realidades que nos cercam e dos desafios que atingem a vida de tantos.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.