Feira de Santana

Lagoa Grande se transforma em local de diversão e pescaria para moradores de três bairros

Há cerca de três meses, quando foram retiradas todas as taboas (vegetação aquática), melhorando a oxigenação da água, os peixes, principalmente tilápia, voltaram a aparecer em grande quantidade facilitando a pesca.

Daniela Cardoso e Ney Silva

A Lagoa Grande, localizada entre os bairros Rocinha, Caseb e Santo Antônio dos Prazeres, que está passando por um processo de revitalização pelo governo da Bahia, vem servindo de local para pescaria e diversão para os moradores desses três bairros. Há cerca de três meses, quando foram retiradas todas as taboas (vegetação aquática), melhorando a oxigenação da água, os peixes, principalmente tilápia, voltaram a aparecer em grande quantidade facilitando a pesca.

O pescador Nilton de Jesus Santos atribui a maior presença de peixes na lagoa ao aumento do volume de água, em decorrência das últimas chuvas que vem caindo na cidade, além da retirada das taboas. “Estamos conseguindo pescar tilápias grandes e isso aqui está muito divertido. Estamos pescando na tarrafa uma boa quantidade de peixes”, afirma.

Ele disse, no entanto, que no momento de pescar é preciso ter cuidado com o jacaré. Nilton garante que a água da lagoa é limpa e que os peixes podem ser consumidos sem nenhum problema. “já comi muitos peixes daqui e nunca me senti mal, tanto cozido como frito”, disse.

Segundo Nilton Santos, quando na tarrafa os peixes pequenos são capturados, eles devolvem para a lagoa para que a reprodução continue. Neste sábado (9) pela manhã, o pescador disse que conseguiu pegar em torno de 30 quilos de peixes. Ele informou que são dezenas de pessoas pescando o dia inteiro, desde a manhã até a noite. “Aqui é praticamente 24 horas. Acredito que seja mais de mil pessoas pescando”, afirmou.

Durante a pescaria, os moradores fizeram questão de mostrar que estão realmente conseguindo retirar peixes da lagoa. Segundo eles, é para consumo próprio e não para comercialização em feiras livres.