Feira de Santana

Justiça lenta: depois do recesso, juízes e servidores tiram férias

A previsão é de que o serviço público permaneça vagaroso, pois juízes e servidores se preparam para tirar férias.

Ilani Silva

As atividades do Poder Judiciário baiano foram retomadas na última sexta-feira (7), em ritmo lento, depois do recesso forense que ocorreu entre os dias 20 de dezembro a 6 de janeiro de 2011. A previsão é de que o serviço permaneça vagaroso, pois juízes e servidores se preparam para tirar férias.

O juiz Valter Ribeiro Costa Jr, diretor do Fórum Desembargador Filinto Bastos explica que os servidores tem direito as férias durante esse período do ano, a depender da conveniência do serviço público e do próprio servidor.  

Segundo o diretor, juízes substitutos atenderão os problemas considerados de urgência, mas nada impede que eles possam dar o curso normal aos processos, de acordo com o que está previsto em lei.

Cartórios Extrajudiciais

Os cartórios extrajudiciais iniciam o ano com os mesmos problemas enfrentados em 2010, relacionados ao número reduzido de servidores e juízes e adequação da infra-estrutura. No entanto, Valter Ribeiro alega que a falta de investimentos no judiciário não depende da direção local.

“Para solucionar este problema, já se encontra na Assembléia Legislativa um projeto de lei sobre a privatização dos cartórios baianos. Estamos esperançosos de que as instâncias superiores e os representantes políticos possam estar empenhados na solução dessa questão”, disse.

O delegado do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário, Roberto Pedrosa, conta que existem muitas dificuldades no funcionamento da Justiça e pede a compreensão da comunidade.

“Os meses de janeiro e fevereiro são os períodos mais difíceis para o Poder Judiciário, porque é o mês que grande número de funcionários entra em férias, ocasionando um quadro reduzido de prestadores do serviço público. Espero que a população compreenda a situação”, falou Roberto Pedrosa. As informações são do repórter Ney Silva do programa Acorda Cidade