Acorda Cidade
O Projeto de Proteção dos Jovens em Território Vulnerável criado pelo convênio número 751.226, celebrado entre a Prefeitura de Feira de Santana e o Ministério da Justiça, faz parte das ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
O primeiro recurso disponibilizado para a implantação do projeto foi liberado pelo Governo Federal no dia 31 de dezembro de 2010, no valor de R$ 712 mil. A verba será utilizada para a aquisição de bens e equipamentos, bem como na contratação das equipes de coordenação e profissionais de psicologia, medicina, pedagogia, serviço social e artes, no sentido de atender 200 adolescentes e jovens com idade entre 15 a 24 anos egressos do sistema prisional, que estão em vulnerabilidade nas ruas ou possuem alguma associação ao crime e passou por medida sócio-educativa.Os jovens beneficiados vão receber uma bolsa mensal de R$ 100.
De acordo com a secretaria municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, o processo de licitação está iniciando e os imóveis que vão sediar o projeto estão sendo adquiridos. Os dois pólos do programa vão funcionar a partir do mês de março. No bairro Morada das Árvores, o projeto vai atender os jovens do George Américo, Campo Limpo, José Ronaldo, Gabriela e Asa Branca. O outro será sediado no Muchila II, atendendo os jovens do Feira X, Jussara, Tomba, Parque Tamandari e Viveiros.