Pedro Arapiraca já era uma referência no esporte baiano e, através dele, foi aceito numa escola nos EUA. Naturalizado feirense, ele recebeu, este ano, um reconhecimento de excelência acadêmica do colégio onde estudou, o Lake Catholic, em Ohio. O atleta teve média de notas 3,87 (GPA), desempenho que o coloca entre os 15% dos melhores alunos de ensino médio dos Estados Unidos, segundo HTST/Naep e Spark Admissions.
Pedro integra a Seleção Brasileira Sub-17 de Wrestling e está de volta ao Brasil, onde segue trilhando o caminho do esporte, treinando em São José dos Campos, interior de SP, rumo ao sonho de ser atleta olímpico. Histórias como a dele estão mais próximas da juventude de Feira de Santana, já que a cidade ganha, agora em setembro, uma agência da CI, especializada em intercâmbios, a mesma que orientou Pedro no high school.
Presente em Salvador há quinze anos, a CI Intercâmbio escolheu expandir a atuação para a princesinha do sertão, acompanhando o passo da tradição educacional de ponta e do aumento da demanda feirense.
“Percebemos que as famílias feirenses que já priorizam educação de qualidade estão naturalmente buscando complementar essa formação com experiências internacionais. É o próximo passo lógico para quem sempre apostou no conhecimento como diferencial”, observa Hiury Leonel, diretor das duas franquias baianas.
Programas de estudo e trabalho no exterior, cursar high school (ensino médio), atuar como voluntário em instituições ao redor do mundo, aprender um novo idioma ou simplesmente viajar para curtir experiências culturais em outro país são algumas das opções oferecidas pela loja, que será instalada no Edifício Atmosfera, no Santa Mônica, bairro nobre e central da cidade.
Ensino médio no exterior
A experiência de high school é uma das mais procuradas atualmente pelas famílias, que consideram este um passo importante para o futuro e isto se dá, basicamente, por quatro razões: oportunidade de dominar plenamente o inglês, construir autonomia e desenvolvimento pessoal, acesso a novas metodologias de ensino e, claro, mais possibilidade de aceitação em universidades estrangeiras após o fim do ensino médio.
A duração dos estudos de high school pode ser de um semestre, um ano ou até o ensino médio completo, em escolas públicas ou particulares, e as acomodações podem ser em casas de famílias do país escolhido ou em residência estudantil (board school). Vale ressaltar que os estudantes que vão para o high school não perdem o ano no Brasil, já que o histórico escolar do período no exterior tem validade em escolas brasileiras.
Promoções de inauguração
A abertura da agência coincide com o aniversário de 37 anos da CI Intercâmbio no Brasil, onde já tem mais de 100 unidades, além de escritórios no Canadá, Irlanda e Austrália. Para celebrar a data, a unidade iniciará as atividades com ofertas especiais em diversos programas, incluindo descontos de até 50% em algumas em escolas no exterior (válidos até o fim de setembro), além de condições de pagamento facilitadas no cartão de crédito ou boleto bancário.
A agência oferece experiências em mais de 700 cidades do mundo e tem programas bem estruturados para os destinos mais requisitados pelos feirenses, como EUA, Canadá, Irlanda, Inglaterra, Austrália e mais. Há opções para públicos específicos, como turmas de terceira idade, viagens em família, ensino médio, cursos voltados para universitários e profissionais que buscam certificações internacionais.
“Há uma máxima que diz: ‘Tem gente de Feira em todo lugar do mundo’. E é isso: As excelentes escolas da cidade formaram uma geração de estudantes e profissionais preparados para desafios globais. Em Feira, nosso papel é abrir as portas para que talentos daqui e das cidades vizinhas conquistem o mundo”, diz Bárbara Cienna, sócia da CI Feira.
Tira-dúvidas
Os cursos de inglês e de férias seguem como carros-chefes nas agências. Mesmo com desafios econômicos globais, o mercado de intercâmbio segue em expansão: o crescimento do setor para 2025 foi estimado em 17%, segundo dados da Pesquisa de Mercado 2025, da Associação Brasileira das Agências de Intercâmbio (Belta).
Os clientes terão à disposição uma equipe capacitada para tirar dúvidas sobre todos os processos que envolvem um intercâmbio, como documentação, escolha de locais de estudo e viagem, planejamento financeiro, passagens aéreas, seguros, reservas de acomodações, acompanhamento pré, durante e pós embarque e mais.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.