Visita do Prefeito no Hospital Couto Maia
Foto: Wevilly Monteiro

Integrantes da Secretaria Municipal de Planejamento de Feira de Santana se reuniram com representantes do Hospital Couto Maia, em Salvador. A reunião, que ocorreu na capital baiana na terça-feira (21), contou também com a participação do prefeito José Ronaldo de Carvalho (União Brasil) e do secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos.

O próprio prefeito revelou, durante a edição do programa Acorda Cidade desta quarta-feira (22), que a agenda na capital teve como objetivo entender o modelo de Parceria Público-Privada (PPP) que foi feito na unidade, para quem sabe replicar métodos no futuro Hospital Municipal de Feira de Santana.

Visita do Prefeito no Hospital Couto Maia
Foto: Wevilly Monteiro

“Nós contratamos uma fundação paulista com 93 anos de história, que está fazendo um estudo profundo sobre o futuro de um hospital para o município de Feira de Santana, e esses estudos estão avançando muito. E ontem foi um dia inteiro de reunião debatendo esse projeto, debatendo essas ideias e discutindo num local que tem essa parceria público-privada, também fazendo o útil ao agradável”, disse José Ronaldo.

Visita do Prefeito no Hospital Couto Maia
Foto: Wevilly Monteiro

“O que existe na prática hoje é o que a gente quer elaborar. Nós estamos fazendo uma coisa com alto profissionalismo para que seja realmente algo que dê certo e seja de profundidade para a cidade de Feira de Santana. Então, foi um amplo debate que nós tivemos. Tirei dúvidas que eu tinha, esclareci fatos que eu desejava esclarecer. O Rodrigo também agiu da mesma forma, todos nós tirando as dúvidas”, complementou o prefeito.

Breves dias

O prefeito explicou que pretende, até o mês de novembro, abrir uma consulta popular, etapa obrigatória por lei, para entender quais são os desejos da população em relação ao Hospital Municipal. Após esta fase, uma audiência pública deve ser realizada. Paralelo a essas ações, José Ronaldo adiantou que técnicos já estão cuidando de toda a parte burocrática.

“Essa parte de licitação pública está sendo profundamente estudada por técnicos altamente capazes, com grande experiência a nível de Brasil, elaborando esses editais. E a nossa ideia é publicar este edital ainda este ano, para que até março do ano que vem essa licitação pública esteja devidamente concluída, para que a gente possa assinar um contrato e dar início às obras físicas em si da construção do Hospital Municipal”, disse o prefeito.

local onde será construído o Hospital Municipal de Feira de Santana
local onde será construído o Hospital Municipal de Feira de Santana | Foto: Divulgação

“Daqui até lá, as discussões vão continuar acontecendo, os estudos vão continuar acontecendo, a busca de conhecimentos vai continuar acontecendo, porque, como eu venho dizendo, é algo que a gente quer fazer com um profissionalismo que não pode ter falha, não pode falhar, não pode cochilar. Tem que ser algo realmente feito com extremo cuidado, com muito zelo”, complementou José Ronaldo.

De porta em porta

Para concluir, o prefeito explicou que, após essa fase mais burocrática estiver concluída, pretende “bater de porta em porta”, juntamente com o secretário Rodrigo Matos, na Secretaria de Saúde do Estado e no Ministério da Saúde, pasta ligada ao governo federal. A ação foi descrita por Ronaldo como altamente necessária para manter a futura nova unidade de pé e funcionando em plenas condições.

Visita do Prefeito no Hospital Couto Maia
Foto: Wevilly Monteiro

“Isso tudo nós estamos fazendo com esses técnicos, advogados, engenheiros, pessoas especialistas mesmo do ramo, para concluirmos esse projeto. Seguramente será um dos maiores projetos para Feira de Santana, para a região, para a Bahia e para o Brasil também”, concluiu José Ronaldo.

Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão do jornalista Gabriel Gonçalves

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram